Santuário de Santo Expedito

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 08/12/2020
Horário 04:44
Foto: José Costa
Obeliscos onde se encontram afixadas os azulejos dos contribuintes
Obeliscos onde se encontram afixadas os azulejos dos contribuintes

A edificação, construída numa área útil de 10 mil metros quadrados, em um espaço bastante plano, de quase 15 hectares, fica à entrada de Santo Expedito, na região Sorocabana. A cidade, que é MIT (município de interesse turístico) desde 2017 e fica a 598 km da capital do Estado, tem no turismo religioso o seu principal atrativo.

Metro quadrado

A campanha do metro quadrado ganha simpatizantes a todo instante. São mais de 16 mil pessoas de várias partes do país e, quando o interessado adere à campanha, ele tem seu nome perpetuado, num azulejo personalizado com seu nome e cidade, que é colocado nos obeliscos que ficam sob uma frondosa árvore.

Como localizar

O expeditense aposentado Hildebrando Braga desenvolveu um banco de dados, para que o local do azulejo do colaborador seja localizado num instante. Isso é feito através de um código individual e os interessados devem procurá-lo pelo telefone (18) 99601-8402, ou pelo e-mail hildebrandobraga@uol.com.br

O que se faz pelas obras

O Santuário, que já consumiu mais de R$ 10 milhões, representa o ápice do esforço da população local ao longo dos anos, bem como de devotos e romeiros de todo o Brasil, com doações de mais de 16 mil colaboradores. A Reitoria do Santuário, com apoio da Prefeitura, programa todo ano a Festa do Milho, a cada início de dezembro. A 11ª edição, que acontecerá neste ano, entre os dias 6 e 8 (de sexta-feira a domingo), tem como objetivo servir um delicioso suco de milho (e outras delícias da culinária local feitas com o alimento) para os mais de 15 mil turistas que espera atrair e também reverter verbas em prol do Santuário. Ao longo do ano, além da Festa do Milho, Santo Expedito é visitada para eventos como a Benção dos Carros Antigos, a Moto-Romaria, o Pedal da Fé, a Cavalgada, a Caminhada da Fé e, em dezembro, o Natal Iluminado.

Quem vem...

Todos os anos, na semana de 19 de abril, dedicada ao santo, a cidade recebe, em média, 60 mil visitantes, quando chegam turistas de todo o Brasil e como já foi registrado de países como o Chile, Bolívia e o México. Mesmo assim, o turismo religioso ainda representa menos de 10% da arrecadação local. 

O turismo

Santo Expedito faz parte do Circuito Turístico Sol do Oeste com outras 19 cidades (entre elas Rancharia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Caiabu e Presidente Prudente), uma região de grande potencial aquático e turístico. No caso de Santo Expedito, trata-se do único MIT do segmento turismo religioso, e a peregrinação segue estrada em honra do padroeiro que dá nome à cidade, com a benção de proporcionar a paz e a tranquilidade a quem viaja.

Um pouco da história do santo...

Santo Expedito, segundo a tradição, era armênio. A Armênia é uma região da Ásia Ocidental, situada ao sul do Cáucaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens dos rios Tigre e Eufrates. Essa região foi sempre considerada uma terra de predileção. Aliás, pelo testemunho da Sagrada Escritura foi sobre as montanhas armênias do Ararat que a Arca de Noé pousou quando as águas do dilúvio baixaram. A Armênia foi uma das primeiras regiões a receber a pregação dos apóstolos Judas Tadeu, Simão e Bartolomeu, mas também local de inúmeras perseguições aos cristãos. Essa região foi regada com o sangue de muitos mártires, entre eles Santo Expedito. Sua cidade natal (com toda probabilidade) não passa hoje de uma pequena localidade chamada Melatia, cidade construída no século II pelo imperador romano Trajano.

....e do santuário

O Santuário teve início em janeiro de 2010. É uma obra que contempla 10 mil metros quadrados de construção. Em suas estruturas internas são vários ambientes para acolher bem os romeiros como veleiro, um amplo espaço para que os fiéis possam acender suas velas, em agradecimento ou mesmo para uma simples demonstração de fé. É um espaço com total segurança aos que forem utilizá-los. Ele foi projetado aos moldes de basílicas que representam grandes e importantes centros religiosos.

Veja também