São Bartolomeu

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da manga e da Mangueira

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 24/08/2023
Horário 05:30

Hoje é o Dia de São Bartolomeu, que conheceu Jesus Cristo e foi um dos 12 apóstolos do Messias. Também era chamado de Natanael antes de ser São Bartolomeu. Viveu lá na Palestina ocupada pelos romanos.  
Depois de acompanhar Jesus, nos três últimos anos do Rei dos Reis, Natanael saiu mundo afora com a missão de divulgar o Evangelho, ou seja, os ensinamentos de Jesus Cristo. Ao que parece, ele foi bem-sucedido em sua missão, que não era fácil.
Sim, não era fácil até porque os cristãos foram perseguidos impiedosamente pelos romanos e outros grupos que não gostavam deles. Muitos morreram de um jeito cruel e, para saber disso, basta fazer uma simples pesquisa. 
No caso de Natanael, ele foi esfolado vivo e, na sequência, crucificado. Como se sabe, a crucificação era a pena de morte que o Império Romano aplicava contra seus opositores (não necessariamente inimigos). Em um único dia, os soldados romanos crucificaram pelo menos 5 mil pessoas. Algumas demoravam para morrer e, por isso, suas pernas eram quebradas para apressar a morte 
Bom lembrar: com exceção de Buda, grandes pacifistas foram assassinados e exemplos não faltam. A lista é enorme e, claro, Jesus Cristo encabeça a lista. Há também apóstolos e, muito tempo depois, líderes como Gandhi, Luther King e John Lennon também morreram porque pregavam a paz, a igualdade e a fraternidade.
Na cama ou fora dela, na companhia de Yoko Ono, Lennon falava de paz o tempo todo. Não é fácil ser pacifista. O mundo é cruel e belicoso. Aliás, a história da humanidade é uma história de guerras, como dizia Winston Churchill. 
Por falar nisso, muita gente sabe que houve, em Paris, o massacre na noite de São Bartolomeu em 24 de agosto de 1572, quando católicos mataram milhares de protestantes com o apoio dos reis da França, católicos fervorosos. A matança foi terrível e prosseguiu por alguns dias. Algumas fontes garantem que foram mortos, por motivos religiosos (vejam só!), de 5 mil a 20 mil protestantes. O número pode ser muito maior, segundo outras fontes.  
Quanto a Natanael, ele passou a ser São Bartolomeu e, hoje, é o seu dia. Vivemos tempos difíceis, tristes e estranhos. Diria que são tempos estranhíssimos, se me permitem o superlativo. Com o clima extremo e a ameaça de guerra nuclear, parece que a humanidade está pela bola 7. Ou no bico do corvo. Não sei o que dizer desta situação perigosa, mas não custa rezar para São Bartolomeu, o santo do dia.

DROPS

Quem inventou o inventário também inventou a discórdia na partilha dos bens.

Endereço do bordel: Rua dos Prazeres, 69.

Não há otários na Otan.

Perguntinha inocente: os carteiros já entregam correspondência na Rua da Amargura?

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas na Cohab. Av. Ana Jacinta, 1.663.
 

Veja também