Saúde de Prudente vai realizar 2 mil exames de radiografia até fim do ano

Ações serão realizadas na UPA do Ana Jacinta, que conta com sistema digital de raio X; nesta 1ª semana de outubro, estão agendados 400 procedimentos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/10/2021
Horário 14:57
Foto: Arquivo/Secom
Resultados dos exames serão encaminhados para unidades de saúde, a fim de que médicos prescrevam tratamentos
Resultados dos exames serão encaminhados para unidades de saúde, a fim de que médicos prescrevam tratamentos

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), iniciou nesta segunda-feira um novo mutirão para realizar mais de 2 mil exames de radiografia no último trimestre deste ano.

As ações serão realizadas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, que conta com um sistema digital de raio X. Já nesta primeira semana de outubro, estão agendados 400 exames até o dia 9.

As equipes envolvidas salientam a necessidade de o usuário comparecer conforme orientado ao receber a ligação. É necessário estar de roupas leves, vestuário sem metais (zíper e botão) e sem adornos (brincos, pulseiras, relógio etc).

Essas orientações são fundamentais para que o serviço seja otimizado e agilize o tempo de permanência do usuário dentro do pronto atendimento, além de colaborar com a equipe para assim maximizar os números de atendimentos.

Os resultados dos exames serão encaminhados para as unidades de saúde, com as imagens gravadas em CD e os laudos impressos, para que os médicos prescrevam os tratamentos, conforme a necessidade do caso. Para emissão dos laudos, foram contratados radiologistas terceirizados, com custo abaixo da tabela SUS (Sistema Único de Saúde).

A Secretaria Municipal de Saúde já realizou dois mutirões semelhantes neste ano, sendo que cada um deles resultou na execução de aproximadamente 1 mil exames.

Publicidade

Veja também