A atenção à saúde pública tem deixado a desejar em serviços que são de responsabilidade do Estado, conforme manifestações na Câmara e em recente encontro promovido pelo Conselho Municipal de Saúde para debater o assunto.
UNIÃO FAZ A FORÇA
O vereador Demerson da Saúde (Rep) sugere mobilização regional para buscar soluções diretamente na Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo. Pasta pela qual responde o médico Dr. Eleuses Paiva e que esteve algumas vezes em Prudente.
EM NOME DA CÂMARA
A sugestão foi feita no encontro do Conselho presidido por Fábio Ortiz Barbosa e realizado no Centro Cultural Matarazzo, quando o vereador esteve representando a Câmara e outros setores também foram representados, incluindo o Ministério Público.
FALTAM ESPECIALISTAS
Dentre as demandas mais urgentes de Prudente e região, formada por 45 municípios da área de abrangência do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), esteve a fila na farmácia de alto custo; transferências e carência de médicos especialistas.
GRAVE PROBLEMA
No final de março, Demerson apresentou na Câmara outro grave problema que foi sobre exames preventivos do câncer de colo retal: 2.246 esperando na fila, desde 2022, por exame de colonoscopia; e 2.553, desde 2023, por exames de endoscopia.
DIRETO E RETO
Requerimento aprovado pela Câmara foi encaminhado ao governador Tarcísio de Freitas (Rep), ao secretário Eleuses e ao DRS-11. No entanto, o vereador entende que a possibilidade de atendimento às demandas será maior se tratar o assunto pessoalmente.
SENTE NA PELE
Na adesão de Prudente ao Maio Amarelo, que trata de educação no trânsito, o vereador Douglas Kato (PSD) esteve presente em ação e foi ouvido pelo Plantão na condição de ter sido vítima de grave acidente há 23 anos, que o deixou tetraplégico.
MELHOR CAMINHO
O vereador entende que a informação é o melhor caminho para a educação no trânsito e cuidados em evitar acidentes, em especial para os novos condutores. “Uma lesão custa muito para quem a tem”, comenta.
GARANTIA DE DIREITOS
Ação da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), na manhã de ontem, em frente à Prefeitura, teve foco no respeito aos direitos de pessoas com deficiência e pessoas idosas, com relação à reserva de vagas de estacionamento.
DADOS EXPRESSIVOS
São pessoas que representam 22,2% da população de Prudente, considerando o senso de 2022 que apontou 225.668 habitantes. Os idosos são 31.198 (13,8%) e as pessoas com deficiência 18.914 (8,4%). Total: 50.112.
GRANDE FROTA
Recente reportagem de O Imparcial, assinada pela jornalista Mellina Dominato e com dados do Ministério dos Transportes, destacou que a frota de veículos automotores (o que inclui motos e similares) é de 192.619.
MAIO AMARELO
Caso muitas pessoas não tivessem mais de um veículo, 85,3% da população prudentina estaria motorizada e daria a média superior a 1 veículo por pessoa. Credenciados na Semob para vagas preferenciais são 20.872 idosos e 1.983 pessoas com deficiência.