Secretário de governo

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 08/10/2023
Horário 04:19

A se confirmar os rumores de que Guilherme Piai (Republicanos) venha a assumir a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, novamente Presidente Prudente terá um secretário de governo.

UMA POSSIBILIDADE
Com o recente pedido de exoneração do secretário Antônio Junqueira, é uma possibilidade que fica em aberto, conforme informação de bastidores citada em matéria no site da Jovem Pan em São Paulo.

SEM INTERMEDIÁRIO
Desde a segunda quinzena do mês passado, Piai está no cargo de secretário executivo da pasta, convidado e nomeado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), dois dias depois que o governador esteve em Prudente e região.

DESDE O COMEÇO
Antes, o prudentino era diretor do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), nomeado no início do governo, do qual foi o articulador local e regional de campanha nas eleições do ano passado.

NA HABITAÇÃO
Também de Prudente, Mauro Bragato foi secretário-adjunto (o que hoje equivale a secretário executivo) da Secretaria de Estado da Habitação e assumiu a titularidade quando Barjas Negri deixou o cargo para ser candidato a prefeito em Piracicaba.

DO MESMO NINHO
O hoje deputado estadual pela 11ª legislatura, Bragato foi secretário em 2004. O govenador era Geraldo Alckmin, então no PSDB. Aliás, todos os personagens desse fato eram do ninho tucano.

ESPORTES E TURISMO
Na região, o ex-prefeito de Presidente Venceslau e ex-deputado estadual Inocêncio Erbella também foi secretário estadual, na pasta de Esportes e Turismo. Foi em 1990 e1991. Ele era do PFL e o governador Orestes Quércia (1938-2010) do PMDB.

MELHOR QUE ANTES
O Plantão conversou com o prefeito Ed Thomas (sem partido) sobre a recente mobilização dos prefeitos em Brasília. Ele acha que foi melhor que a anterior pelo maior número de prefeitos: quase 3 mil.

AUMENTOU O APERTO
Conforme o prefeito de Prudente e presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), do mês passado para cá cresceram as dificuldades dos municípios que, mais que nunca, precisam da ajuda do governo federal.

ÚLTIMA QUE MORRE
A expectativa e esperança são de que não se tenha mais perda em repasses e que sejam compensadas as perdas anteriores, como é o caso, por exemplo, do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

DIFERENTES PORTES
Estiveram em Brasília prefeitos e vereadores de municípios de diferentes portes. Diante da pressão, o governo assumiu o compromisso de promover a compensação das perdas até o final deste mês. Para Ed Thomas, agora resta esperar. 

LUTO OFICIAL
O prefeito Ed Thomas contou ao Plantão que decretou luto oficial pela morte do médico prudentino Diego Ralf de Souza Bomfim (1988-2023), que foi servidor municipal por seis meses na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Otelo Milani Júnior, o Cohabão.

Publicidade

Veja também