Secretário Estadual visita PP para Encontro Regional de Saúde

Eleuses Paiva veio para tratar e buscar soluções para de diversos problemas enfrentados nos hospitais da região como filas, leitos desativados e a situação econômica dessas unidades, em especial do HE

PRUDENTE - Da Reportagem Local

Data 04/02/2023
Horário 13:54
Foto: Oslaine Silva
Teatro Paulo Roberto Lisboa ficou lotado por lideranças governamentais municipais de toda a região
Teatro Paulo Roberto Lisboa ficou lotado por lideranças governamentais municipais de toda a região

O secretário de Saúde Estadual, Eleuses Paiva, esteve na manhã deste sábado em Presidente Prudente, para um Encontro Regional de Saúde para tratar e buscar soluções para de diversos problemas enfrentados nos hospitais de toda a região como filas, leitos desativados e a situação econômica dessas unidades. O evento ocorreu no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo onde estiveram presentes lideranças governamentais municipais de toda a região, como prefeitos e vices, vereadores, secretários de Saúde, entre outros.

De acordo com o diretor clínico do HE (Hospital de Esperança), Felipe de Almeida e Paula, a direção vê a vinda do secretário com bons olhos. A gente vive hoje uma realidade em que temos uma capacidade muito grande de entregar para toda a região, mas um déficit de recursos para realizar esses serviços.   Então a vinda do secretário é um ponto de apoio, ele se mostrou numa conversa inicial muito favorável no tentar desatar os nós da nossa região. Tentar nos ajudar a impulsionar o serviço de oncologia. Então temos esperança que essa visita renda bons frutos.

O diretor menciona que o hospital hoje passa por muita dificuldade. A unidade tinha um recurso anteriormente que era aportado pelo Estado, na época da pandemia, em que o hospital ajudou o governo, o Estado a dar suporte aos pacientes que precisavam e tinham a perspectiva de que esse recurso continuaria no pós-Covid, o que não aconteceu.

Então, segundo ele, nesse momento em que saiu esse dinheiro o hospital encontrava-se estruturado, com funcionários contratados, alas abertas e da noite para o dia não tinha mais recursos para manter tudo isso. “Foi um impacto significativo na instituição, que reflete até hoje. Mas temos uma perspectiva que agora com essa nova abordagem da Secretaria de Estado de Saúde consigamos reverter tudo isso e propiciar recurso para atender pacientes oncológico de toda nosso DRS (Departamento Regional da Saúde) 11”, expõe o diretor clínico do HE.

Além do HE, o secretário visitou o HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente.

 

COMPROMISSO COM A SAÚDE

Em uma de suas falas, o secretário destacou que o presidente Lula chamou os governadores e m dado momento e disse-lhes que cada um tinha o direito a três pedidos que ele acolheria. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniu com seu secretariado e anunciou que já havia decidido quais seriam seus pedidos: “primeiro será saúde, o segundo também será saúde e o terceiro, saúde”. Ou seja, ele firmou um compromisso em sua gestão com a vida. Com a saúde.

“E a partir daí tivemos a missão especial de discutirmos a saúde em todo o Estado de São Paulo. O mais interessante, que ajuda muito e estamos acreditando é que o Ministério da Saúde vai, além de colocar recursos para acabar com as filas, liberando aos secretários de Estado para pagarem múltiplos de tabela aos seus prestadores”, citou Eleuses.

Em questão de filas, o secretário destacou que uma das coisas que mais o chocou profundamente foi ver as de oncologia no Estado, não pelo número, mas pelo tempo de pacientes com sete, oito nove, dez meses aguardando. “Isso significa que nós gestores estaduais, municipais temos sim pessoas com nome e CPF, morrendo nas filas sem atendimento”, ressaltou o secretário.

 

ENFRENTAR JUNTOS

O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) que foi quem pediu esse encontro destacou que a vinda do secretário é muito positiva. E disse a ele que o mesmo vai pegar a situação melhor do que poderia estar. Por que? Em questão de equipamentos, de estrutura a situação é melhor hoje do que há quatro anos. O que terão que enfrentar juntos, Estado e municípios, é trabalhar para que possam ter recursos financeiros para manter o que está funcionando. “Então temos que trabalhar nessa questão para buscar recursos no orçamento para fazer o atendimento melhorar na oncologia. O HE está estruturado, não está podendo atender mais por uma questão financeira então precisamos pensar numa alternativa, uma parceria com o Estado para que possa ajudar a manter o hospital diretamente, como em outros  hospitais da região”, acentuou o deputado prudentino.

 

Fotos: Oslaine Silva

Deputado Bragato foi quem fez o pedido para que esse encontro ocorresse

 

Foto: AI/HE

Secretário visitou o HE antes de ir ao evento no Matarazzo

Publicidade

Veja também