Sedepp cobra ao Estado retorno das operações do Banco do Povo em Prudente

Pasta alega que governo paulista bloqueou novos pedidos de créditos devido ao índice de inadimplência dos contratos e sugere que seja adotado plano de recuperação

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/10/2023
Horário 15:56
Foto: Arquivo
Banco do Povo funciona dentro do Atende Prudente, na Vila Marcondes
Banco do Povo funciona dentro do Atende Prudente, na Vila Marcondes

A titular da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente), Ana Paula Atayde Setti, esteve em São Paulo (SP) na manhã desta quarta para reunião agendada com a secretária executiva da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso. O objetivo foi solicitar empenho da pasta na liberação de novas solicitações de crédito do Banco do Povo ao município.

"O encontro, provocado pela Sedepp, vem de encontro ao atual momento do banco, que, desde o último dia 1º de outubro, bloqueou novos pedidos de créditos por parte dos municípios", alega a pasta.

Segundo a Sedepp, a justificativa do Estado é de que "os bloqueios em municípios paulistas, incluindo Presidente Prudente, aconteceram devido ao índice de inadimplência dos contratos nestas cidades".

No entanto, durante a reunião, Ana Paula protocolou um ofício rebatendo a versão e demonstrando, por meio de dados, que muito embora existam clientes que não estão em dia com o banco, o índice prudentino está muito aquém da maioria dos municípios atingidos. "Todas as unidades atingidas merecem, por parte da gestão do banco, um planejamento de recuperação que inclua tempo hábil capaz de garantir a execução de estratégias para diminuição dos índices apontados", defende a Sedepp. 

Além disso, Ana Paula ressaltou a importância do restabelecimento do serviço para os empreendedores, acrescentando a necessidade do crédito principalmente neste período do ano, praticamente às vésperas das festas de fim de ano, quando o movimento aumenta. “A oferta do crédito fácil e com taxas baixas é imprescindível para nossas pequenas empresas, sobretudo nesta época. A maior preocupação do município é assegurar que nossos empreendedores não sejam prejudicados por aqueles que, infelizmente, estão em débito com suas parcelas. Para isso, solicitamos a volta imediata dos créditos e sugerimos à gestão estadual um plano de diminuição gradativa do referido índice”, pontuou a secretária.

Ao final da reunião, a representante da Sedepp considerou positiva a pauta. “A reunião foi produtiva na medida em que conseguimos demonstrar a injustiça cometida para com os municípios e, consequentemente, para com nossos empreendedores. Acima de tudo, saímos do encontro com a promessa, por parte da secretária executiva, de que medidas serão tomadas com o intuito de restabelecer o crédito”, concluiu a titular.

O Banco do Povo de Prudente liberou, de 1º de janeiro de 2021 a 30 de setembro de 2023, mais de R$ 15 milhões em créditos, que atenderam, nesse período, 773 empreendedores formais e informais.

Em diálogo

Em nota, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico informa que mantém diálogo com a Prefeitura de Presidente Prudente e avalia a solicitação sabendo da importância do Banco do Povo para os micro e pequenos empreendedores.

Serviço

O Banco do Povo de Presidente Prudente fica localizado no prédio do Atende Prudente, localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 342, na Vila Marcondes, com funcionamento das 8h às 17h.

Publicidade

Veja também