Segundo dia de prova do Enem tem redação e 5h30 de duração

Em Prudente, 3.200 estudantes do ensino médio, de 11 cidades, participam desde ontem do exame, que pode dar bolsa, por meio do ProUni ou pelo Sisu, para cursar uma universidade

PRUDENTE - JEFFERSON MARTINS

Data 07/11/2016
Horário 00:16
Neste segundo dia de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os alunos terão 5h30 para concluir a prova. Uma a mais que ontem. Serão 90 questões de múltipla escolha das disciplinas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática, além da tão aguardada redação. No oeste paulista, 3.200 estudantes de 11 cidades jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente se inscreveram para o exame, que pode trazer uma bolsa por meio do ProUni (Programa Universidade Para Todos) para instituições privadas ou pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para universidades públicas.

Ontem, no início da maratona, foram 90 perguntas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Mas antes da avaliação, o clima era de ansiedade, segundo conta Leticia Virginio, 16 anos. Ela pretende cursar Medicina e desde o ano passado, faz o Enem como treineira. "Fiz a primeira vez para sentir como era. Agora já me sinto melhor preparada, menos nervosa, mas não tem como ficar totalmente paciente", revela.

Jornal O Imparcial Ontem, foram 90 perguntas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza; antes da avaliação, clima era de ansiedade

Letícia fala que a redação é a maior preocupação, já que é necessário fazer uma boa nota. O receio de Andressa Santana, 30 anos, é o mesmo. Ela faz parte do grupo de 57% de inscritos que já concluíram o ensino médio, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Andressa fala que desde o fim terceiro colegial, em 2004, nunca teve interesse em retornar os estudos, porém, o desejo de arrumar um emprego melhor a fez mudar de ideia.

"Foram muitas as motivações. Poder ter uma perspectiva melhor de vida, fazer um concurso público estão entre elas. Não foi uma preparação fácil, pois eu trabalho, sou casada, tem os afazeres de casa, mas acredito que vou conseguir fazer uma boa prova", afirma. Entre as opções de curso de Andressa, estão Fisioterapia e Serviço Social.

 

Cinco horas diárias

Guilherme de Souza Godoi, que recentemente completou 18 anos, almeja estudar Engenharia Mecânica e para atingir o objetivo vem se preparando há um bom tempo. "Me esforcei muito. Eram no mínimo cinco horas diárias de estudo", afirma. O jovem, no entanto, vai na contramão de todos os colegas de prova que apresentam nervosismo. "Procuro ficar tranquilo. Não pode se desesperar, pois se isso ocorre o resultado pode ser pior", garante.

 

Locais de prova

Em Prudente, as provas são realizadas na Unesp (Universidade Estadual Paulista) e no campus e 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação do exame é iniciada 30 minutos depois.

 
Publicidade

Veja também