Semea pretende retomar ações do programa de arborização urbana a partir de maio 

Pasta de Meio Ambiente indica que, em 2021, cerca de 5 mil mudas foram plantadas por meio do projeto “Prudente Mais Verde”; meta de plantio até o fim do atual mandato é de 40 mil espécies

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 24/04/2022
Horário 04:00
Foto: Arquivo
Em 2021, cerca de 5 mil mudas foram plantadas por meio do “Prudente Mais Verde”
Em 2021, cerca de 5 mil mudas foram plantadas por meio do “Prudente Mais Verde”

Instituído em 2014 em Presidente Prudente, o programa de arborização urbana “Prudente Mais Verde” deve ser retomado pela Prefeitura a partir de maio. O projeto visa plantar 200 mil mudas de árvores nativas em toda a cidade. No ano passado, de acordo com a pasta de Meio Ambiente, cerca de 5 mil mudas foram plantadas por meio do projeto. A reportagem questionou a Prefeitura sobre o plantio viabilizado até o momento, desde 2014, quando as mudas começaram a ser plantadas, no entanto, não houve resposta.
Na semana passada, o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Luizari Gomes, reuniu os técnicos da pasta para alinhar as ações referentes ao programa em 2022. A pasta de Meio Ambiente pontuou que o projeto segue ativo no município, no entanto, ainda não foi retomado em 2022 por conta da alta demanda de roçagem do mato e recolhimento de lixo neste início de ano.
“Os trabalhos de atendimento destas ocorrências foram prioritários, mas a partir de maio as equipes reiniciarão o plantio de mudas nativas em fundos de vale e em áreas verdes onde haja poucas árvores, que são os locais mais indicados para este tipo de ação”, indica a pasta, que planeja, neste ano, superar a marca de 5 mil mudadas plantadas em 2021.
O projeto foi idealizado pelo então presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, e vereador da atual legislatura, Enio Luiz Tenório Perrone (União Brasil).

Não houve sucesso

Conforme informado recentemente na coluna de “Plantão” deste periódico, Presidente Prudente ganhou da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), em 2017, cerca 150 mil mudas de árvores destinadas ao programa, que até agora não foram buscadas. 
Em nota, a Prefeitura pondera que se trata de uma oferta ocorrida na administração passada e que não houve sucesso na tentativa de recuperar a doação das mudas junto à estatal. “A atual administração tentou recuperar a doação das mudas, mas como houve mudança na gestão da companhia, não houve sucesso”, informa.

CONFIRA TAMBÉM:

Indiferença total

Publicidade

Veja também