Seminário em Prudente fala sobre criacionismo científico

Organizado pela Igreja Presbiteriana do Brasil, série de palestras foi iniciada ontem e segue até amanhã; série de palestras gratuita é ministrada pelo físico Adauto Lourenço

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 28/10/2017
Horário 12:32

Em síntese, existem duas principais teorias que tentam explicar a origem a vida, bem como a evolução do homem. São elas: o evolucionismo e o criacionismo. Pensando nisso, quem tem interesse pelo assunto, pode, desde ontem, participar do “Seminário Evidências da Criação”, organizado pela IBP (Igreja Presbiteriana do Brasil) Central de Presidente Prudente. Ministrada pelo físico Adauto Lourenço, uma série de palestras está sendo realizada, para tratar do criacionismo científico, que é uma das vertentes dentro do estudo. A ideia, por meio do evento, é falar sobre as evidências comprobatórias. A participação é aberta ao público e gratuita.

Mas o que seria o criacionismo? O físico explica que se trata de um estudo que busca explicar que a existência não poderia ter sido ocasionada, a partir de alguns processos naturais e leis da natureza, conforme idealizado pelo evolucionismo. Contudo, a ideia é falar das evidências que tendem a ser mais favoráveis ao processo de criação. “Os temas deste ano são: ‘Os modelos sobre as origens’; ‘Leis da natureza e processos naturais’; ‘Evidências na natureza’; ‘Forma e função’; ‘Evidências na genética’; ‘Evidências no ecossistema’; ‘Evidências na astronomia’; ‘Evidências na biologia’; e ‘Evidências na biodiversidade’”, expõe.

A reportagem questionou a Adauto sobre o porquê de um assunto que sempre gerou polêmica estar sendo tratado dentro de uma igreja. Ele explica que é um assunto como qualquer outro, e que, embora haja pré-conceito de alguns acharem que pode ser uma tendência puxada pela religião, “o criacionismo é e sempre foi uma discussão delicada, porém, não é uma terminologia religiosa ou final, mas sim um sistema de pensamento”.

Embora o espaço seja uma igreja, não serão usados argumentos religiosos ou a bíblia para provar a existência, explica Adauto, que volta a dizer que serão usadas as evidências identificadas até hoje, cientificamente falando, a julgar pelos estudos que são realizados assiduamente há anos. “À medida que estamos indo mais em direção ao passado, percebe-se que as coisas não eram tão diferentes de hoje em dia, o que vai contra a teoria do evolucionismo. O que muitas vezes implica e fomenta as discussões entre cada posicionamento é a interpretação”.

Como prova de que o criacionismo não é tendencialmente fomentado pela religião, Adauto salienta que existem criacionistas ateus e há diferenças entre a teoria da criação religiosa, bíblica e científica. “Não vamos debater religião ou criar conflitos entre estudos. Nós queremos mostrar as evidências científicas e para que lado elas pendem”, pontua.

Para quem quer participar de alguma palestra, a IPB de Prudente está localizada na Avenida Washington Luis, 534, no centro. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

 

“O criacionismo é e sempre foi uma discussão delicada, porém, não é uma terminologia religiosa ou final. Mas sim um sistema de pensamento”

Adauto Lourenço,

físico

 

PROGRAMAÇÃO

Hoje

- Das 15h30 às 17h30: Evidências na natureza; Forma e função;

- Das 19h30 às 22h30: Evidências na genética; Evidências no ecossistema.

 

Amanhã

- Das 9h30 às 11h30: Evidências na astronomia; Evidências na biologia, Evidências na biodiversidade.

Publicidade

Veja também