Servidores de Tarabai decretam greve, mas cancelam após pagamento

REGIÃO - Victor Rodrigues

Data 11/12/2015
Horário 06:52
 

Os funcionários da Prefeitura de Tarabai amanheceram em greve ontem, mas cancelaram no fim da manhã, após receberem o salário atrasado. Segundo Ana Lúcia de Mattos Flores, presidente do Sintrapp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região), os servidores realizaram um manifesto em frente ao Paço Municipal, e no fim da manhã, por volta das 11h, os representantes da categoria foram atendidos pelo prefeito Elias Natalino Pereira (PSDB), o qual informou que os salários haviam sido depositados. "Ele alegou que houve um defeito no sistema, que impossibilitou que o dinheiro fosse depositado nas contas. Como houve o pagamento, mesmo que de última hora, cancelamos a greve", explica. Segundo o sindicato, o atraso dos salários tem sido "frequente" nos últimos cinco meses. O vale-alimentação também tem tido atraso.

Jornal O Imparcial Servidores fizeram manifesto em frente à Prefeitura, ontem

Na reunião de ontem também ficou definido que o 13º e 14º salários serão adiados para o dia 23 de dezembro, pois a data prevista pelo regime de contratação seria dia 20. O 14º salário é facultativo e quem adere, tem uma poupança com retenção parcial do salário ao longo do ano. No fim, a pessoa recebe o montante guardado.

A sindicalista afirma que compreende a questão da crise, mas tenta formalizar meios para o pagamento dos funcionários para que a categoria se reorganize de forma que não venha a ser prejudicada com a cobrança de juros e multas em suas contas, devido ao atraso de sua fonte de renda. "A CLT determina que os pagamentos sejam feitos no quinto dia útil. Já que o Executivo tem tido problemas, concordamos que os salários constem no banco até o dia 10, e pedimos para que isso fosse documentado, mas ele se recusou e nos disse para confiar em sua palavra", relata.

O chefe do Executivo alega que tem tido dificuldade para arcar com a folha de pagamento por conta da crise, com a queda na arrecadação e repasses de recursos das outras esferas do governo. Ele informou ainda que o pagamento foi pago parcialmente na quarta-feira, e o restante foi depositado ontem. "A situação está difícil. Tem havido atrasos, sim, mas não deixamos de arcar com o compromisso", comenta Elias.
Publicidade

Veja também