AGUENTA CORAÇÃO!
Na sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, haverá dois assuntos que poderão alterar batimentos cardíacos: projeto que revoga leis de isenção de imposto e leitura da desaprovação de contas do poder Executivo em 2022.
ATUAL PREFEITO
O projeto de lei protocolado na Câmara é de autoria do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), e visa obter a aprovação dos vereadores para revogar leis de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de construções com até 70 m².
PREFEITO ANTERIOR
O parecer do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) reprovando as contas de 2022 será lido na sessão. O prefeito era Ed Thomas (MDB) e gestores da educação aproximaram, mas não atingiram os 25% exigidos por lei.
VOLTA AO CENÁRIO
O ex-secretário municipal Carlos Casagrande volta ao cenário político ao filiar-se no PSD (Partido Social Democrático). O contabilista, administrador de empresa, advogado e perito judicial por 17 anos foi do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), de 2000 a 2017. Em 2020, ingressou no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
Foto: Cedida - Carlos Casagrande está de volta ao cenário político com filiação no PSD
O FIO DA MEADA
O Plantão apurou que seu ingresso no PSD nasceu em conversa com a engenheira ambiental Maria Constantino, que foi candidata a deputada estadual pela legenda em 2022, com a obtenção de expressivos 25,6 mil votos em sua estreia política.
DOIS AJUSTES
Por questões de ajustes dentro do mesmo espectro político, Maria Constantino primeiro migrou para o PL (Partido Liberal), cogitada para ser candidata a vice do eleito prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã. Mais recentemente, filiou-se ao Republicanos.
VIDA QUE SEGUE
Está no Republicanos a convite do governador Tarcísio de Freitas. Com a sua saída do PSD, partido com o qual mantém relações estreitas e seu marido Pedro Thiago Braz da Costa é o presidente da executiva municipal, Casagrande seguiu em conversações.
AMPLA PROJEÇÃO
As conversas também envolveram o secretário Renan Nascimento e giraram em torno da importância do PSD como partido de centro, com projeção nacional sob a liderança de Gilberto Kassab, de longa trajetória política e ocupando diferentes cargos.
PARTIDO FORTE
A filiação de Casagrande está inserida em várias novas filiações voltadas para o fortalecimento do partido em Prudente, que se prepara para as eleições do ano que vem, com candidatos a deputado estadual e federal.
ANO QUE VEM
O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) disse ao Plantão que, na janela eleitoral, irá para o PSD, partido pelo qual deverá buscar a reeleição e seu 12º mandato. Possível candidato a federal será o médico Gabriel Lima Carapeba, recém-filiado.
ELEIÇÕES 2028
O fortalecimento do PSD em Prudente também é voltado às eleições municipais de 2028, com candidatos a vereador, prefeito e vice. No entendimento do Plantão, a busca de Casagrande pelo partido tem muito a ver com as próximas eleições municipais.
COMEÇOU CEDO
Carlos Alberto da Silva Corrêa, o Carlos Casagrande, ingressou na então Guarda Mirim aos 10 anos de idade e seu primeiro emprego foi aos 14 na Casa Pontalti, loja de utilidades domésticas. Depois, na Graton, móveis para escritório.
SETOR PÚBLICO
Também trabalhou no Frigorífico Bordon antes de sua primeira experiência no setor público, no Ambulatório de Saúde Mental. Aprovado em concurso, trabalhou por cinco anos e decidiu pela iniciativa privada.
GESTÃO EMPRESARIAL
Ao lado de seu pai, Claudino Corrêa Filho (1936-2025), assumiu o comando da Indústria e Comércio de Calçados Casagrande, referência no setor calçadista. Foram 40 anos de trabalho no segmento industrial.
TRÊS FORMAÇÕES
Paralelamente, construiu carreira sólida, desde 1984, como perito judicial na área contábil e financeira. Suas formações em Contabilidade e Administração foram no Centro Universitário Toledo e o Direito na Unoeste.
ADVOGADO ESPECIALISTA
A partir de sua formação em Direito, em 2010 tornou-se advogado especialista em estruturar holdings empresariais. Sua esposa Luci Mara Marinho também é advogada. Têm um casal de filhos: Daniel e Karina.
PROJEÇÃO PÚBLICA
A projeção pública teve início pela representação de classe. Durante 28 anos (1990-2018), presidiu o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Presidente Prudente e representou o setor em entidades de nível estadual e reconhecimento nacional.
ATUAÇÕES DE PESO
Casagrande ocupou cargos de diretorias na Fiesp/Ciesp (Federação das Indústrias e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Foi juiz classista na 2ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente, de 1998 a 2000.
SETOR INDUSTRIAL
No final da década de 1990, foi coordenador municipal do Setor Industrial, na gestão do prefeito Mauro Bragato. Naquela ocasião, presidiu o Conselho Municipal de Administração, Indústria e Comércio.
EM DUAS PASTAS
No período de 2013 a 2016, foi secretário municipal de Turismo na segunda gestão do prefeito Tupã, que atualmente está na terceira. De 2018 a 2020, foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, na gestão do prefeito Nelson Bugalho.
NOVO COMPONENTE
O perfil de Carlos Casagrande, que acaba de ganhar o componente de filiado do PSD, remete ao Plantão a conjectura de vir a ser candidato a prefeito. Assunto sobre o qual não foi falado com ele e nem com ninguém. Portanto, sem “missa encomendada”.
MESMA FAIXA
Ainda sobre o personagem da coluna deste domingo: Casagrande está na faixa dos 60 anos de idade, curiosamente a mesma dos últimos três prefeitos, que foram Nelson Bugalho, Ed Thomas e agora Tupã.
Foto: Geraldo Gomes - O empresário José Augusto Peres Sanches, proprietário do Grupo Sentinelas, é homenageado pela Câmara Municipal com cartão de prata, o qual recebeu junto com a esposa Lilian Renata. Iniciativa do vereador Edu da Padaria (PP).
Foto: Geraldo Gomes - A Câmara Municipal presta homenagem com cartão de prata ao técnico de atletismo e árbitro esportivo José Aurélio Bernardes, mais conhecido como Lelo, por quatro décadas formando atletas. Iniciativa do vereador Mauro Neves (Pode).
Foto: Clayton Santos - Em São Paulo, no recente evento Conexidades, estiveram com o ex-presidente Michel Temer os prefeitos Valdeci Soares dos Santos Filho, Soró (União), de Martinópolis, e Rubens Pinaffi (Rep), de Tarabai, acompanhado da primeira-dama Ana Beatriz Pinaffi.
Foto: Cedida - O diretor-executivo da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), jornalista Clayton Santos, com o ex-governador Rodrigo Garcia (sem partido) no 8º Conexidades, evento que teve estande da entidade municipalista.