Sinhores monitora com preocupação cenário de adulteração de bebidas com metanol

“Reconhecemos a seriedade da situação e dedicaremos atenção redobrada a ela”, afirma Rubens Afonso, presidente da entidade em Prudente e região

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 03/10/2025
Horário 17:40
Foto: Agência Brasil
Ministério da Saúde alerta sobre saber a procedência da bebida
Ministério da Saúde alerta sobre saber a procedência da bebida

O presidente do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Presidente Prudente), Rubens Afonso, disse que essa questão da adulteração de bebidas com metanol é “extremamente preocupante”. “Nós, como representantes da categoria, temos nos manifestado ativamente, inclusive em parceria com a nossa federação [Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo], com um manifesto nacional sobre o tema. Reconhecemos a seriedade da situação e dedicaremos atenção redobrada a ela”.

De acordo com Rubens, poderá haver uma diminuição no consumo de bebidas. “Acredito que, inicialmente, poderá haver uma redução no consumo, motivada pela apreensão do público em relação aos possíveis efeitos. Contudo, nossa representação abrange empresas estabelecidas, que operam de maneira distinta. Nosso foco são os estabelecimentos tradicionais, que seguem padrões rigorosos de qualidade”.

O presidente do Sinhores ressalta que “essas empresas priorizam a compra de produtos de fornecedores que atendem a todas as exigências legais, garantindo a procedência e a segurança dos produtos. Portanto, não antevemos grandes problemas de legalidade nos estabelecimentos, pois há um critério muito preciso na seleção dos produtos”.

O sindicato recomenda que o consumo de bebidas seja priorizado em estabelecimentos que garantam a qualidade e segurança, como restaurantes conceituados. “Nestes locais, a qualidade, tanto dos alimentos, quanto das bebidas, é elevada, e as práticas seguem as normas da Vigilância Sanitária. Existe um controle rigoroso em todas as etapas, desde a manipulação até a temperatura de conservação, abrangendo não apenas as bebidas, mas todos os alimentos”.

Rubens diz que o sindicato está monitorando de perto a situação, em conjunto com a federação, que também está mobilizada em nível nacional. “Acreditamos que, em conjunto, encontraremos soluções para a situação. A divulgação na mídia é extremamente importante nesse processo”.

Sem casos

Como noticiado por O Imparcial, em Prudente, segundo informou a Prefeitura através da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), até o momento não há casos confirmados de intoxicação por metanol no município. A secretaria também informou que reforça a prontidão da rede de saúde para atender qualquer paciente que apresente sinais ou sintomas compatíveis com o quadro de intoxicação após o consumo de bebidas alcoólicas.

O Ministério da Saúde reforça algumas recomendações fundamentais ao consumir bebidas alcoólicas: se beber, não dirija; mantenha-se alimentado e hidratado antes e durante o consumo; e, principalmente, certifique-se da origem da bebida. É essencial saber de onde ela vem. O ministério também ressalta que se estiver em um bar, não aceite bebidas de desconhecidos e tente verificar a procedência. Também é bom evitar destilados, especialmente líquidos incolores.

Cedida


Rubens Afonso: “O sindicato está monitorando de perto a situação, em conjunto com a federação”

Leia mais:

Fake News: Prefeitura e Polícia Civil desmentem casos de intoxicação por metanol em PP

Publicidade

Veja também