Telemonitoramento ajuda portadores de doenças crônicas

Serviços remotos de iniciativa da Unoeste buscam contribuir com atendimentos de saúde da rede municipal

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/03/2021
Horário 11:25
Foto: Ector Gervasoni
Serviço de Telemonitoramento visa atendimento a portadores de doenças crônicas
Serviço de Telemonitoramento visa atendimento a portadores de doenças crônicas

Com as possibilidades permitidas pela tecnologia e a necessidade de promover um atendimento especializado, o Telemonitoramento tornou-se um importante meio para que pacientes pudessem continuar sendo acompanhados por profissionais de saúde neste período de distanciamento social provocado pela pandemia. Por isso, em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) oferta esse atendimento com envolvimento de diversos cursos. Trata-se de um serviço que busca atuar no controle das condições crônicas e na melhoria da qualidade de vida dos usuários.
Com atendimentos virtuais, por meio de telefone ou WhatsApp, o serviço é realizado por alunos e professores com o foco no suporte clínico interprofissional a usuários da atenção primária da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Guanabara e da ESF (Estratégia Saúde da Família) Vilas Marcondes e Furquim. Estão engajados nos atendimentos os cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Biomedicina, Fonoaudiologia, Farmácia e Psicologia.
Para a professora do curso de Enfermagem e responsável pelo serviço, Daniela Garcia Damaceno, o serviço visa auxiliar os atendimentos presenciais prestados pelo serviço de saúde. “O intuito é de complementar a assistência já ofertada a pacientes com condições crônicas, como diabetes, hipertensão, e não a substituir, operando na lógica do trabalho em rede.  É uma ferramenta importante no cenário atual de pandemia, que atrelado ao serviço de atenção primária possibilita a extensão do acesso aos usuários”, destaca.
Daniela explica que o primeiro contato é realizado por acadêmicos de Enfermagem e Medicina, quando o usuário é classificado dentro de escalas padronizadas pelo serviço.  “O contato inicial é a escuta atenta e cuidadosa para identificar as necessidades de saúde. A partir disso, articulamos com os demais cursos e agendamos contatos imediatos. Esse serviço, incorporado à rede de atenção à saúde do município, amplia o acesso dos usuários a atendimentos de saúde de condições crônicas”, explica.

Prevenção à Covid-19

O Telessaúde é um serviço de atendimento à população criado pela Unoeste em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente e funciona no mesmo local do Telemonitoramento. Neste serviço, o foco é prestar orientação correta sobre prevenção à Covid-19. Já somam aproximadamente 12 mil atendimentos realizados por telefone e WhatsApp em quase 1 ano de funcionamento.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Larissa Sapucaia Esteves, o serviço colaborou com a necessidade da população de receber informações. “Acredito que o Telessaúde ajudou de uma forma significativa na organização de retenção à saúde, apoiando as famílias e as pessoas a compreenderem melhor o contexto, além de apoiar a tomada de decisão clínica no momento de crise. Por telefone, nossos alunos acolhem essas demandas e fornecem informações de uma forma bastante empática e científica à população”, ressalta.

SERVIÇO 
Os contatos das centrais de atendimento Telemonitoramento e Telessaúde são: (18) 3229-1290, (18) 99639-2713 e no e-mail duvidascovid19@unoeste.br.

SAIBA MAIS

Telessaúde: serviço de informação contribui para o enfrentamento da Covid-19

Com 9 mil atendimentos realizados em 2020, Telessaúde retoma serviço à população

Telessaúde registra quase 1,8 mil atendimentos em 90 dias

Publicidade

Veja também