Tênis Clube sedia finais de 9 categorias do Aberto 80 anos

Desde 1988 não vejo um campeonato tão grande no Tênis Clube. Tomara que seja realizado mais vezes", afirma o professor.

Esportes - Jean Ramalho

Data 01/06/2014
Horário 10:18
 

Depois de muita chuva, adiamento e duelos emocionantes, chega ao fim hoje o Torneio Aberto 80 anos de Tênis, do TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente). Conforme informações da organização, a expectativa é promover os jogos finais das nove categorias, que estão em jogo, nas cinco quadras de saibro do clube prudentino. Cerca de 220 partidas foram realizadas durante todo o dia de ontem, nas academias Dadão, em Álvares Machado, e Set Point/Tennis School, no Parque do Povo, como também no Tênis Clube.

Iniciada em 23 deste mês, com os confrontos da 1ª classe masculina, a competição teve que ser encerrada neste fim de semana por causa das chuvas. Apenas nas quadras do Tênis Clube, o torneio reuniu cerca de cem partidas ontem, nas classes 13 e 14 anos e 15 a 18 anos, entre os atletas infanto-juvenis, além da masculino A e das femininas A e B. Por sua vez, a academia Dadão sediou aproximadamente 80 jogos da masculino B e C, enquanto a Set Point/Tennis School prestigiou as categorias 9 e 10 e 11 e 12 anos, no total de 40 jogos.

No total, aproximadamente 350 jogadores desembainharam suas raquetes durantes todos os dias do torneio. Por trás de tudo isso, o professor Gilmar Cruz, um dos organizadores do certame, confessa que cansa, porém considera que o pagamento é a satisfação por fazer aquilo que gosta. "Cansa, mas é gratificante. Promover um evento dessa magnitude não tem preço. Desde 1988 não vejo um campeonato tão grande no Tênis Clube. Tomara que seja realizado mais vezes", afirma o professor.

Responsável pelas aulas de tênis do Programa de Educação Integral Cidadescola, promovidas no próprio clube, por meio de uma parceria com a Prefeitura, Paulo Roberto Cruz torce para que o torneio sirva como um estímulo à massificação da modalidade. "A prática do tênis mudou muito. Antigamente a modalidade era tratada como um esporte de elite e hoje está mais acessível. O que falta ainda são quadras públicas, que poderão ajudar ainda mais no fomento do esporte. Mas, campeonatos assim também cooperam para isso", analisa o professor, que também atuou como árbitro no evento.

 

Aprimoramento das técnicas

Independente dos fatores extracampo, para os competidores o que realmente importa são os duelos dentro das quadras. Competindo pela categoria 13 e 14 anos, o tenista Hygor Cruzatte, 14, de Londrina (PR), não perdoou seu adversário e venceu seu primeiro compromisso por 7 a 0.

Com cinco anos de experiência na modalidade, o atleta não consegue contabilizar a quantidade de títulos que conquistou, contudo, afirma que optou por disputar a competição para aprimorar suas habilidades. "Treino é uma coisa, jogo é outra totalmente diferente. Portanto, além de rever os amigos, competições assim servem como uma importante ferramenta para desenvolver minhas técnicas", salienta o tenista.

Os jogos decisivos serão disputados hoje, a partir das 8h, apenas nas quadras do Tênis Clube. Os dois primeiros colocados das categorias infanto-juvenis e adultas masculinas, assim como as femininas A e B, serão premiados com troféus, medalhas, raquetes, raqueteiras e um brinde comemorativo especial.

 

 

SAIBA MAIS

PATROCINADORES

Organizado por meio de uma parceria entre a Ironage e a Artenge, o Torneio Aberto 80 anos do Tênis Clube conta com o patrocínio de O Imparcial, Brasão Palace Hotel, Itaipava, TNT Energy Drink, Camisetas.Com, TV Bandeirantes, Band FM, 98 FM e RG Mídia.
Publicidade

Veja também