Trabalhos da Câmara Mirim de Álvares Machado serão retomados no próximo mês

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/04/2024
Horário 07:10
Foto: Cedida
Representantes do Legislativo de Álvares Machado e a auxiliar docente do Sesi, Aline Venâncio
Representantes do Legislativo de Álvares Machado e a auxiliar docente do Sesi, Aline Venâncio

No próximo mês, serão iniciados os trabalhos da Câmara Mirim de Álvares Machado. Com a participação de estudantes de nove escolas do município, o projeto de formação e conscientização de crianças e adolescentes é retomado pela Câmara Municipal após uma pausa de três anos, devido à pandemia da Covid-19.

Nesta primeira etapa, o Legislativo promove reuniões com representantes das unidades educacionais para a definição de datas e realização das eleições para escolha dos vereadores mirins, como também daqueles que vão compor a mesa diretora. "Esse projeto é de grande importância para que os jovens comecem a olhar para a política com seriedade. É na Câmara que são elaboradas e discutidas as leis que regem a nossa cidade. E essas leis impactam diretamente a vida de cada cidadão machadense. A Câmara Mirim vem mostrar aos alunos qual o papel de um vereador, além de pontuar que devemos eleger com muita seriedade e responsabilidade quem vai compor o Legislativo, pois os parlamentares são nossos representantes diretos", ressalta a presidente do Legislativo, Estela do Escritório (PP).

Para o diretor legislativo da Câmara Municipal, Paulo Villalva, a Câmara Mirim é propulsora de ações de formação e conscientização de crianças e jovens. "A Câmara Mirim é um projeto muito importante para a Câmara Municipal. Ela foi criada em 2011, e só parou em função da pandemia. A retomada do projeto é um marco importante, pois a gente vê uma proposta de conscientização e formação muito bem aplicada nesses anos. Fico feliz pela retomada e por estar na coordenação desse projeto desde o seu início. Vejo que o resultado em prol dessas crianças e adolescentes é muito positivo dada a formação de futuros cidadãos", afirmou o diretor.

Sesi participa do projeto

Nesta segunda-feira (15), a Escola Sesi (Serviço Social da Indústria) confirmou sua participação no projeto durante reunião entre a auxiliar docente da unidade, Aline Olivo Venâncio, e representantes do Legislativo. Segundo a Câmara, foi feito um contato preliminar com todas as escolas que decidiram retomar o projeto no mês de maio, por causa do calendário letivo. Agora, a Câmara fará um planejamento mês a mês até que se cumpra todos os colégios, compreendendo as fases de treinamento, plenária e de palestras. Cada escola faz uma eleição interna e elege seus nove vereadores, inclusive com a Mesa Diretora. A partir daí, inicia o trabalho de treinamento e apresentação em plenário.

Atualmente, o Sesi conta com 380 estudantes matriculados. A participação de alunos em outras edições da Câmara Mirim resultou em melhorias no entorno da escola. "Por meio desse projeto, os alunos tiveram a proposta de calçamento da rua aprovada e executada. Acredito que o aluno tem um maior interesse ao participar diretamente. Quem sabe não teremos futuros vereadores, prefeitos e pessoas que trabalhem no fomento de políticas públicas”, ressalta Aline Venâncio.

Publicidade

Veja também