Treinamento tradicional reúne caratecas de 4 cidades da região  

Gasshuku 2025 foi realizado no último fim de semana, na Pousada do Mel, em Pirapozinho

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 23/07/2025
Horário 15:41
Foto: Cedida
Local exótico junto da natureza contribuiu para alcançar o objetivo do evento
Local exótico junto da natureza contribuiu para alcançar o objetivo do evento

No último fim de semana, sábado e domingo, a Regional Shiratomi Karatedo Shitoryu realizou a quarta edição do maior evento de imersão dentro da arte do karatê da região, conhecido como Gasshuku. O Gasshuku literalmente é um treinamento intensivo, onde os praticantes de artes marciais japonesas vivem e treinam juntos.

O Gasshuku 2025 totalizou 15 horas de imersão, onde foram desenvolvidos fundamentos (Kihon) e kata (Tomari no Bassai e Ohan Daí) pelo sensei Ricardo Cruz (4º Dan) de Florianópolis (SC), representante da Japan Karate-dō Inoue-ha Shitō-ryū no Brasil. O kata básico (luta imaginária), da série Heian, foi trabalhado pelo diretor técnico do evento, sensei Elton Shiratomi; no módulo Shiai Kumite (combate esportivo), ficou no comando o sensei Alexandre V. Arantes Serra (5º Dan), de Presidente Prudente (técnico da Federação Paulista de Karatê); e o Kobudo (luta com armas tradicionais dê Okinawa) foi desenvolvido pelo sensei Alessandro Pires (2º Dan de Kobudo), de Palmital.

O evento foi realizado na Pousada do Mel, em Pirapozinho, reunindo 23 caratecas vindos de Pirapozinho, Narandiba, Sandovalina e Anhumas. O local exótico junto da natureza contribuiu para alcançar o objetivo do Gasshuku, que é desenvolver a parte técnica, fortalecer o corpo, a mente e motivar os caratecas a viverem os princípios do Karatedo, tais como: disciplina, humildade e o servir.

Durante o Gasshuku, além de receber o treinamento intensivo, os alunos zelam pela limpeza do ambiente e organizam as refeições.

Sensei Shiratomi classificou o evento como “extraordinário” e ressaltou que todos os objetivos foram alcançados. Destacou o excelente quadro de professores que desenvolveram os conteúdos com altíssimo nível técnico e muito didático, e agradeceu “a dedicação dos alunos que aceitaram o desafio de viver esse momento forte de evolução dentro da nossa nobre arte”.

Cedida

Gasshuku 2025 totalizou 15 horas de imersão


 

Publicidade

Veja também