A Universidade Estadual Paulista, a Unesp, foi criada em 1976, durante a Ditadura Militar, por meio da Lei nº 952, de 30 de janeiro daquele ano, sancionada pelo governador Paulo Egydio Martins, reunindo, institutos de educação superior espalhados por todo o Estado de São Paulo, o que deu origem a uma universidade única no Brasil.
O caráter sui generis dessa instituição pode ser aferido pelos números, superlativos, que a caracterizam, uma vez que estamos falando de uma universidade presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias que ocupam todo o território paulista, nos pontos mais distantes e diversos, indo desde o litoral, à capital, e às principais cidades do Estado. Em nossa região, além do campus de Presidente Prudente, um dos maiores da Unesp, temos ainda a unidade de Rosana, Dracena e um pouco mais distante, Ilha Solteira.
Somos, na Unesp, quase 60 mil pessoas que diariamente dedicam-se ao conhecimento, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais em 136 cursos de graduação, com aproximadamente 50 mil discentes, 3000 docentes e quase 7 mil funcionários técnicos administrativos. São dezenas de milhares de pessoas formadas nessa instituição ao longo dos seus 49 anos, com impactos sociais, econômicos e culturais incomensuráveis.
A qualidade do trabalho desenvolvido pela Unesp fica claramente demonstrada pelos índices de excelência que a universidade detêm em inúmeros rankings, nacionais e internacionais. No Brasil, a Unesp está entre as cinco melhores instituições de ensino superior do país, ocupando a quarta melhor posição nos quesitos ensino e pesquisa, por exemplo.
O fato é que essa estrutura única faz da Unesp uma universidade incrivelmente complexa e mesmo para nós, que a vivenciamos diariamente, é difícil ter a dimensão exata do seu tamanho e importância para o Estado e para o país. O impacto que a instituição teve na minha trajetória pessoal é facilmente percebida, pois a Unesp transformou a vida da minha família e amigos, além da minha própria. Meus irmãos se graduaram na Unesp, muitos amigos fizeram o mesmo, e toda a minha formação de pós-graduação foi realizada nessa universidade.
Isso só foi possível porque a Unesp é uma universidade pública, totalmente gratuita, e que conta com uma política de permanência estudantil das mais robustas do país. Todos nós fomos assistidos por moradia gratuita, bolsas de permanência, auxílios financeiros, bolsas de pesquisa, entre outros benefícios que fazem da Unesp uma instituição que tem enorme potencial de transformação social das pessoas e da sociedade paulista e brasileira.
Atualmente a Unesp vem ampliando sua vocação para a transformação social por meio da educação superior, com a democratização das formas de ingresso e pela constante ampliação das políticas de cotas e permanência estudantil. A universidade está aberta a todos e os 64.851 estudantes inscritos no vestibular 2025 sonham com uma vaga. O orgulho que temos da Unesp deveria ser de todos os paulistas, pois ela é pública e é de todos nós. Viva a Unesp.