Unipontal reúne prefeitos para debater crise

REGIÃO - Rogério Lopes

Data 24/07/2015
Horário 09:33
 

Com o objetivo de debater as dificuldades enfrentadas em decorrência da crise econômica e quais as atitudes que devem ser tomadas para conter o "desajuste" financeiro nos municípios, a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) realiza um encontro com os prefeitos das 31 cidades associadas à entidade. A reunião ocorre hoje, às 10h, no Anfiteatro Municipal de Regente Feijó.

De acordo com o presidente da Unipontal, Marco Antônio Pereira da Rocha (PSDB), a iniciativa prevê um levantamento das dificuldades que os gestores municipais enfrentam, quais as medidas que podem ser tomadas em conjunto e outras individuais, de acordo com as necessidades de cada prefeitura.

Rocha ressalta que as cidades passam por problemas decorrentes da crise que se abateu no Brasil desde o fim do ano passado e que, no momento, compromete a gestão das administrações municipais, pagamento das contas e manutenção dos serviços públicos. Ele pontua que a reunião também serve como base para informar à população que as medidas que são tomadas nos municípios são necessárias para manter as obrigações e os serviços mantidos pelas prefeituras.

 

Decisão coletiva

Para o prefeito de Santo Anastácio, Alaor Aparecido Bernal Dias (PSDB), antes de tomar medidas individuais nas cidades, os chefes dos Executivos municipais devem se reunir para buscar ações em conjunto que atendam aos anseios e necessidades de todos.

Dias, uma das autoridades que solicitou a reunião, explica que Santo Anastácio também sente os reflexos da inflação e da crise enfrentada pelo país. Desta forma, expõe que orientações foram transmitidas para os servidores, quanto à redução de gastos, mas que tomará outras decisões apenas depois de saber o que a Unipontal vai fazer para auxiliar as prefeituras. "É preciso discutir e entrar em um consenso", considera o prefeito.

 

Amnap

A Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) também tem promovido reuniões com as cidades abrangidas pela instituição. Conforme informações da associação, a próxima iniciativa será uma carta aberta para a população, para esclarecer sobre as providências que as prefeituras estão tomando para conter os impactos da crise. Além disso, tanto a Amnap quanto a Unipontal expõem que têm se mobilizado para que o Estado e, principalmente, a União, deem suporte e criem iniciativas para "socorrer" os municípios. 

 
Publicidade

Veja também