Vamos falar sobre educação continuada?

OPINIÃO - Luís Fernando Nogueira

Data 22/02/2019
Horário 05:00

Antes de mais nada, você sabe o que é educação continuada? O mercado de trabalho traz inúmeras oportunidades, mas cada vez mais, vagas de estágio e emprego, solicitam melhores competências do profissional atual. Basta pesquisar. Por exemplo, em um grande portal de emprego, são oferecidas inúmeras vagas, porém, com um nível de exigência cada vez mais alto. Solicita-se que o profissional tenha não apenas uma boa formação, mas esteja alinhado com as necessidades atuais.

Mas, será que ao concluir o ensino superior e até uma pós-graduação, podemos considerar concluída a fase de estudos de um profissional? A resposta é negativa. Fazer uma faculdade e até uma pós-graduação garantem uma inserção assertiva em seu currículo, mas não se atualizar constantemente, é um erro fatal.

Por isso, atribuímos à educação continuada um processo de desenvolvimento dos trabalhadores. Significa que um bom profissional precisa estar sempre atualizado perante as demandas do mercado. Mas, como acompanhar tendências e mudanças do mercado, que ocorrem atualmente em todas as áreas, praticamente todos os dias?

Fazer um curso de curta duração é uma boa pedida. Sabe por quê? Como o próprio nome diz, eles possuem uma carga horária abaixo de uma graduação ou pós-graduação e são bem focadas em revelar tendências. Sabe o que é bem legal? Esses cursos podem ser realizados 100% online e até presencial e claro, de acordo com sua disponibilidade.

Aliás, bons cursos de curta duração oferecem certificação, que são vistos com bons olhos por gestores de todas as áreas. O segredo é você escolher bem o seu curso e verificar se a instituição de ensino que a oferece, possui boas referências no mercado. É hora de se qualificar, e acima de tudo, de se atualizar. Afinal, as oportunidades estão disponíveis para aqueles que estão bem preparados.

Publicidade

Veja também