Venceslau realiza 'bota-fora' para recolhimento de materiais inservíveis

Nesta primeira semana, ação de coleta será feita na quinta e sexta-feira; nos dias em questão, itens devem ser deixados na calçada em frente à residência

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/03/2022
Horário 15:07
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Moradores podem descartar materiais que possam servir de criadouro para mosquito da dengue
Moradores podem descartar materiais que possam servir de criadouro para mosquito da dengue

A Prefeitura de Presidente Venceslau irá realizar, a partir desta quinta-feira, um "bota-fora" para recolhimento de materiais inservíveis. Segundo o setor de endemias do município, a ação tem como objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Os moradores poderão descartar móveis antigos, vasos, entulhos e demais materiais inservíveis que possam servir de criadouro para o mosquito. Todos os itens devem ser deixados na calçada em frente à residência nos dias em que a ação será executada. "A intenção do 'bota-fora' é fazer com que a população colabore com o setor público no combate ao mosquito. Estaremos dando o apoio para a retirada de todos os materiais inservíveis descartados pelos moradores", informa Valdir Gomes Pereira, encarregado do setor de endemias.

A ação ocorrerá nos dias 31 de março e 1º de abril. Nas ocasiões, os caminhões vão passar nas ruas dos bairros Nico Moré, Jardim Eldorado, Futigami, Jardim Coroados, Residencial Azenha, Jardim Europa, Vila Luiza, Parque São Jorge e regiões centrais (nas proximidades das avenidas João Pessoa e Jorge Tibiriçá). "Os caminhões serão enviados para os bairros e os itens separados pelos moradores serão recolhidos. Tudo o que não servir pode ser colocado na calçada e a equipe recolherá o material para descarte", acrescenta Valdir.

A ação da Prefeitura continuará durante a semana do dia 4 de abril. Nos próximos dias, a programação para o "bota-fora" na próxima semana será confirmada. "Como é um 'bota-fora', todos os materiais que estão no quintal e o munícipe não utiliza podem ser descartados, principalmente os que acumulam água. Lona, fogão que não tem utilidade, geladeira que fica no fundo do terreno, são diversos os recipientes que acumulam água", orienta Valdir.

Além da participação no "bota-fora", o setor de endemias pede que a população faça parte da luta contra a dengue. "Os casos da doença aumentaram no município nos últimos dias e a ajuda da população no combate ao mosquito é fundamental: separar cinco minutos para olhar o quintal após a chuva. Dê uma olhada se tem uma lona, um plástico, um prato. Elimine a água parada, pois, após a chuva, o calor contribui para a proliferação do mosquito, que precisa de três a quatro dias de água parada para se reproduzir", pontua o encarregado do setor de endemias.

Atuação do poder público

Na sexta-feira, uma reunião foi realizada no gabinete da Prefeitura de Presidente Venceslau para definir os detalhes da ação. Na oportunidade, a chefe da Vigilância Epidemiológica, Grazieli Feriani, e a secretária municipal de Saúde, Lianir Aguillar, informaram que o trabalho de nebulização já é realizado no município, mas, diante do aumento de casos de dengue, a demanda é alta.

Também são realizados os trabalhos preventivos, como a visita de agentes do setor de endemias nas residências para orientação da população. No entanto, sobre este serviço, as autoridades pedem a colaboração da população, uma vez que profissionais do setor estão enfrentando dificuldades para a realização do trabalho.

Publicidade

Veja também