Às vésperas de iniciarem as comemorações do feriado de Carnaval, lojistas de Presidente Prudente especializados em aluguel de fantasias apostam na semana que se inicia para melhorar a movimentação dos estabelecimentos. Com baixa procura até ontem, locais relatam que a tradição, por ter ficado mais fraca, afetou na comercialização.
“Antigamente a procura era maior. Quando chegávamos a essa época do ano, a procura era grande. Saiam daqui princesas, bichos, marinheiros e tudo mais. Hoje em dia não, são os bloquinhos de rua que dominam mais”. Essa é a fala da sócia-proprietária da Maison Castelos Aluguel de Trajes e Fantasias, Janine Alves Machado, ao explicar o porquê de atualmente não ter mais as comemorações carnavalescas que existiam em anos passados. A loja atua no ramo há cerca de 20 anos.
Janine conta que as festas escolares são o que garantem certo movimento nos alugueis durante essa época. E, apesar da procura “não ser das melhores”, ela garante que quem se interessar, de criança a adulto, pode encontrar peças entre R$ 65 e R$ 150. “Depende do quanto a pessoa quer gastar e na qualidade e quantidades dos detalhes que ela pretende na roupa”, pontua. Ela argumenta que essa semana deve ser melhor, em relação à procura.
Na Moça de Família Aluguel de Fantasias, a proprietária Vânia das Graças Rodrigues Crepaldi salienta que na última semana “tem tudo para dar uma aquecida”. Assim como Janine, ela coloca as festas escolares como uma das causas que tem sustentado as comemorações do Carnaval com fantasias.
No balcão de sua loja, ela tem fotos espalhadas com clientes já fantasiados, em um cenário que mostra a movimentação de anos atrás. Situação que destoa da atualidade, pois, ainda de acordo com ela “perdeu a força”. Vânia garante que, atualmente, os alugueis são mais voltados para festas particulares, mas não para o Carnaval.