Em discussão única, dez vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovaram na sessão ordinária desta segunda-feira o encaminhamento da denúncia de improbidade administrativa contra o ex-secretário municipal de Esportes, Clayton dos Santos, ao MPE (Ministério Público Estadual). O relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apurava possível desvio de verbas pelo investigado e cujo teor não foi divulgado, foi lido e reprovado apenas por Aristeu Penalva (MDB) e Wellington Bozzo (Republicanos). O presidente da Casa Legislativa, William Leite (PP), não votou.
Em nota, a defesa de Clayton afirma que ele “sofre perseguição por parte de um grupo político”. “Grupo este que é plenamente sabedor que estes fatos já foram exaustivamente apurados pelo MPE, nos autos do Inquérito Civil nº 0720.0001034.2025, tendo ficado demonstrado que não aconteceu prejuízo ao erário público, razão pela qual houve a promoção de arquivamento das investigações por parte do promotor Marcelo Creste”. Procurado pela reportagem, o promotor informou ainda não ter recebido o relatório da Câmara. “Mas, se for de matéria já apurada pelo MPE, já era”, adiantou.
A apuração
O pedido de apuração da denúncia contra Clayton foi assinado pelos vereadores Eduardo César da Silva Oliveira, o Edu da Padaria (PP); Demerson Dias (Republicanos); Guilherme da Silva Alencar (Republicanos); Izaque José da Silva (PL); e Luís César Saito Santos, o “Babu da Cohab” (PP), em fevereiro, e não chegou a ser votado, já que o regimento interno da Câmara prevê a criação do expediente que atinge o mínimo de um terço de assinaturas dos membros.
No requerimento, os parlamentares pontuavam que receberam denúncia de que o ex-secretário de Esportes teria supostamente praticado desvio de verbas, já que valores recebidos de uma associação atlética acadêmica para o uso de praças esportivas não teriam chegado aos cofres públicos. A CPI para apurar o caso foi então formada Edgar, como presidente; e teve Babu, como relator; e Guilherme Alencar como membro.
“Tendo ficado demonstrado que não aconteceu prejuízo ao erário público, pois ficou provado que estes pagamentos deveriam mesmo ocorrer e que todos os valores foram aplicados em bens da Secretaria Municipal de Esportes, mediante preços de mercado e sem favorecimento pessoal a quem quer que seja, houve a promoção de arquivamento das investigações pelo MPE”, afirma a defesa de Clayton.
“O senhor Clayton, na condição de secretário de Esportes, se dedicou em restaurar todas as praças esportivas, equipamentos e veículos da pasta, tornando-se o principal responsável por alavancar conquistas esportivas históricas para Presidente Prudente, fato este que incomoda politicamente um grupo que se ressente por não possuir capacidade de atingir marcas semelhantes, buscando, por isso, desconstruir a imagem vencedora do então gestor público”, aponta nota assinada pelo advogado Jorge Duran Gonçalez.
Expediente
Ainda durante a sessão desta segunda-feira, os parlamentares prudentinos apreciaram e aprovaram outros sete projetos: três em discussão única e quatro em primeira e segunda discussão. No expediente com votação, foram deliberados 31 Requerimentos de Providências e Informações; 51 de Congratulações; sete de Moção de Aplausos; e um Cartão de Prata. Já no expediente sem votação, com a leitura de ofícios, devem ser encaminhadas 61 Indicações de melhorias para os bairros do município.
Durante sessão informal foi realizada a entrega de dois Cartões de Prata. O primeiro foi para o cabo da Polícia Militar, José Roberto Vesco, homenagem de autoria do vereador Mauro Neves, por sua trajetória no trabalho com os cães de faro e sua vitória na 7ª Competição Sul - Americana de Cães de Trabalho - K9 Olympic’s Brasil. O segundo cartão foi para a empresa Unilab - Medicina Diagnóstica, por autoria do vereador Edu da Padaria, em reconhecimento aos 40 anos de serviços prestados para a cidade.
SAIBA MAIS
Outros projetos de destaque aprovados nesta segunda-feira: