Via Rápida oferece 17 cursos gratuitos na região de Prudente

 Na região de Presidente Prudente, oito cidades fazem adesão ao programa e ofertam, juntas, 435 vagas distribuídas entre 17 cursos, lecionados por instrutores do Centro Paula Souza

REGIÃO - André Esteves

Data 19/07/2017
Horário 13:28

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo coordena, desde 2014, o Via Rápida, iniciativa que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Na região de Presidente Prudente, oito cidades fazem adesão ao programa e ofertam, juntas, 435 vagas distribuídas entre 17 cursos, lecionados por instrutores do Centro Paula Souza.

Em Álvares Machado, candidatos podem se inscrever para o curso de padeiro, que conta com 30 vagas disponíveis. Em Osvaldo Cruz, os interessados têm a oportunidade de se qualificar como mecânico de motocicleta, também com 30 vagas. Já Presidente Epitácio disponibiliza 20 vagas cada para os cursos de bartender, camareiro e garçom.

Em Presidente Venceslau, há 25 vagas para quem busca uma capacitação como pintor de obras. Conforme a pasta estadual, o curso já está sendo executado na modalidade Expresso para presos em regime semiaberto da Penitenciária Zwinglio Ferreira. O município também oferece 60 vagas para corte e costura. Rancharia, por sua vez, promove os cursos de panificação e confeitaria, panificação e pizzaiolo e panificação e salgadeiro, cada um com 20 vagas e início previsto para 11 de setembro. Além disso, oferta 25 vagas para quem busca ampliar conhecimentos como pintor.

Em Rosana, são 30 vagas para cozinheiro geral. Teodoro Sampaio, por outro lado, fomenta as capacitações de assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure e maquiagem, os três com 20 vagas cada. Por fim, Tupi Paulista dispõe de 30 vagas para o curso de padeiro e 25 para o de pintor, o qual está sendo executado na modalidade Expresso para mulheres em regime semiaberto na penitenciária feminina do município.

 

“Na região de Presidente Prudente, oito cidades fazem adesão ao programa e ofertam, juntas, 435 vagas distribuídas entre 17 cursos”

 

Os interessados podem se inscrever no site viarapida.sp.gov.br, onde devem preencher formulário eletrônico com seus dados pessoais. De acordo com a secretaria, a data de início dos cursos é informada por meio de telegrama.

 

Via Rápida Expresso

A referida modalidade busca, de acordo com a pasta estadual, promover cursos de curta duração na área de construção civil, sobretudo de pintor de obras e pintor, para penitenciários em regime semiaberto, Fundação Casa Liberdade-Assistida e trabalhadores desempregados. Em relação ao atendimento ao sistema penitenciário, a ação tem como finalidade contribuir para a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, proporcionando uma nova perspectiva de vida para os detentos e reintegrando-os em sociedade. Além de ser um instrumento de qualificação, a iniciativa atua como política de transferência de renda e contempla os participantes com uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 210, após a conclusão do curso, a fim de colaborar para a erradicação da pobreza no Estado.

 

Cidades da região que aderem ao Via Rápida

Municípios

Cursos

Vagas

Carga horária

Escolaridade mínima

Álvares Machado

Padeiro

30

100

Fundamental incompleto

Osvaldo Cruz

Mecânico de motocicleta

30

100

Não informado 

Presidente Epitácio

Bartender

Camareiro

Garçom

20

20

20

100

100

100

Fundamental completo

5º ano do fundamental

Fundamental completo

Presidente Venceslau

Pintor de obras

Corte e costura

25

60

100

100

5º ano do fundamental

Alfabetizado

Rancharia

Panificação e confeitaria

Panificação e pizzaiolo

Panificação e salgadeiro

Pintor

20

20

20

25

100

100

100

100

5º ano do fundamental

Não informado

Não informado

5º ano do fundamental

Rosana

Cozinheiro geral

30

100

Fundamental incompleto

Teodoro Sampaio

Assistente de cabeleireiro

Manicure e pedicure

Maquiagem

20

20

20

100

100

100

Fundamental completo

Fundamental incompleto

Fundamental completo

Tupi Paulista

Padeiro

Pintor

30

25

100

100

Fundamental incompleto

5º ano do fundamental

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado

 

Publicidade

Veja também