Vila da Fraternidade foi idealizada e fundada por Maria Auxiliadora

SINOMAR CALMONA

D. Maria Auxiliadora Freitas Constantino, idealizadora da Vila da Fraternidade

COLUNA - Sinomar

Data 18/06/2022
Horário 04:45

Amigo comentava ontem sobre a Vila da Fraternidade, uma maravilhosa obra social que abriga velhinhos num pequeno condomínio de casas. O projeto foi idealizado e finalizado por d. Maria Auxiliadora Constantino. Fundada em 1998, localiza-se no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, prestando serviço de assistência social integral ao idoso. A Vila possui sistema casa-lar. Cada casa é destinada a dois moradores e tem capacidade instalada para atender 40 idosos. Os residentes são independentes para realizar suas tarefas, receber visitas de familiares e da comunidade, desfrutando de um amplo espaço de convivência. Recebem atenção de diversos profissionais, como assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e cuidadores, auxiliando no dia a dia e proporcionando ações que garantem longevidade, bem-estar físico e mental aos residentes. A Vila da Fraternidade é tudo isso que o nome diz: um lar fraterno e cheio de coisas boas. 

Saudades
Falando da Vila da Fraternidade lembramos também de Mário Paulo Rodrigues, que faleceu em 2021 deixando exemplo de “honestidade, caráter, bondade e caridade”, como está expresso numa mensagem da Vila da Fraternidade, à memória de seu administrador.

Bom dia
"Eu tenho fé em Deus pra resolver qualquer parada!" 
— Charlie Brown Jr

Arigatô
O 18 de junho é a festa maior da comunidade nipo-brasileira, nos seus 114 anos de uma história de muito trabalho e de sofrimento no início, mas oportuna para uma reverência pelo enorme legado que esses imigrantes e seus descendentes deixaram para o Brasil.

História
Neste mesmo dia, em 1908, chegava ao Brasil o vapor japonês Kasato Maru, trazendo os primeiros imigrantes nipônicos para o Brasil. Eram 781 japoneses reunidos em 158 famílias. Foi a primeira leva de imigrantes nipônicos, dos cerca de 260 mil que deram entrada no país no início do século XX. Atualmente, já existe a quinta geração de descendentes, os gosseis, e a comunidade ultrapassa 1 milhão de habitantes, 70% concentrada no Estado de São Paulo, 12% no Paraná, 2,5% no Mato Grosso e 1% no Pará.

Fotos: Francinara Nepomuceno

ARQUITETO CAUÊ IARTE, AUTOR DO ESPAÇO DESCOMPRESSÃO, NA MORAR BEM 2022 


ANDRESSA FARIAS, BEATRIZ NESPOLO, BEATRIZ SANTANA E MARIANA SANTOS ASSINAM O ESPAÇO SALA DE BANHO DO CASAL, NA MORAR BEM 2022 

Publicidade

Veja também