Vila Marcondes: uma nova era

OPINIÃO - Renato Michelis

Data 31/01/2023
Horário 05:00

Em 14 de setembro de 1917, nascia nossa querida Presidente Prudente. Inicialmente, eram dois núcleos de povoamento delimitados pela linha férrea: a Vila Marcondes, localizada atrás da Estação Ferroviária, e a Vila Goulart, à frente. 
Esses processos de ocupação foram desenvolvidos pelos Coronéis José Soares Marcondes e Manoel Goulart, de maneira particularmente diferente, influenciando a identidade dos lugares. Marcondes empreendeu um processo mais empresarial e industrial para época, já Goulart agiu de forma mais pessoal e promoveu uma ocupação popular e comercial.
Os anos se passaram e hoje Prudente conta com um pujante potencial de crescimento e desenvolvimento. Em particular, destaco a região da Vila Marcondes, juntamente com outros bairros além da linha férrea, tais como Vila Furquim e Vila Marina, que acompanham o trajeto dos trilhos.
Seus moradores, mesmo situados tão perto do quadrilátero central, assistiram nas últimas décadas uma desaceleração econômica com o fechamento de empresas e comércios, o que levou à desvalorização imobiliária da região.
Contudo, este cenário começa a delinear novas e proeminentes perspectivas. Em 2009 foi inaugurado o Centro Cultural Matarazzo, edificado na antiga indústria da família Matarazzo e tombado pelo patrimônio histórico. Em 2015 foi o antigo IBC - Instituto Brasileiro do Café - que renasceu como um belíssimo “centro cultural”, e no final de 2022 tivemos a inauguração da Estação Quintino - Centro de Negócios e Comércio. 
Em breve contaremos com o Poupatempo Municipal, situado à Rua Marechal Floriano Peixoto que, juntamente com a Rua Quintino Bocaiuva, são as mais pitorescas e historicamente bonitas de nossa cidade, com seus imóveis que conservam arquiteturas originais e capazes de abrigar comércio, tais como bares e restaurantes; mantendo parte de nosso patrimônio histórico e gerando o desenvolvimento econômico e social. 
Neste contexto, no ano passado a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região) apresentou ao Codepp (Conselho de Desenvolvimento de Presidente Prudente) uma proposta de programa para incentivo fiscal afim de estimular setores da economia criativa a se instalarem na região.
Temos ainda novos bairros e loteamentos como Itacaré, José Rena, Cambuci, entre outros, lançados no sentido de Regente Feijó e acompanhando a Rodovia Ângelo Rena, que urbanizam a região e ativam o comércio local.
Com o prolongamento do calçadão e as passagens horizontais facilitadas sobre a linha abandonada, com certeza a população terá um novo olhar para a região que é tão perto, mas ao mesmo tempo pouco aproveitada em nossa cidade.

Publicidade

Veja também