Virada: ao público, diversão e lazer; aos artistas, a oportunidade de aparecer!

EDITORIAL -

Data 03/09/2022
Horário 04:15

Realizada em diversas cidades do Estado, a Virada Cultural Paulista já tem data para acontecer neste ano em Presidente Prudente. Será nos dias 10 e 11 de dezembro e contará com diversas atrações, incluindo músicos de renome nacional.
Quando foi anunciado por aqui, na semana passada, o evento já causou expectativas e curiosidades. Onde será? Quem se apresenta? Afinal, a última edição realizada na cidade foi há cinco anos. Marcou o centenário de Prudente e reuniu mais de 10 mil pessoas – jovens, adultos, crianças, casais, famílias inteiras que circularam entre os palcos montados no Parque do Povo e também no Centro Cultural Matarazzo.
Em 2017, especialmente, a programação contemplou apenas artistas locais. E foi um sucesso. Neste ano, as inscrições já estão abertas para os grupos interessados em se apresentar. Eles têm até a próxima quarta-feira, dia 7, para encaminharem suas propostas, via e-mail, para a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e aguardarem a seleção.
Muitos, que ainda não costumam se apresentar fora da cidade, ganham a chance de mostrarem seu trabalho e ficarem conhecidos pelo grande público. Vem gente de toda a região e até de outros Estados. A visibilidade é enorme. 
Assim como ocorreu em edições anteriores, o evento – que reúne uma diversidade de linguagens artísticas (música, teatro, dança, literatura, artes visuais, arte urbana, entre outras) durante um período de 24 horas ininterruptas de programação gratuita - democratiza o acesso à arte. Em todos os municípios onde é realizada, a Virada Cultural acaba sendo uma boa oportunidade para as pessoas que, por falta de condições financeiras, nunca imaginaram assistir a um espetáculo teatral ou um show musical, saírem de casa, se divertirem e conhecerem diferentes artistas e atrações de qualidade, em um curto espaço de tempo. 
Além da população, que pode conhecer e prestigiar tudo isso de graça, ganham também os ambulantes, que ficam espalhados próximos aos espaços sede, tentando seu “ganha pão”, com a venda de bebidas e guloseimas. Proprietários de bares e restaurantes saem lucrando. A rede hoteleira também se movimenta. Assim como os postos de combustíveis e até lojas de roupas.
Aguardamos ansiosos pela Virada. Um evento que, após meses e anos tão tristes, vai fazer com que as pessoas voltem a sorrir!
 

Publicidade

Veja também