Vizinhos da Vila Comercial pedem mais iluminação em área de lazer

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 01/04/2018
Horário 06:57
José Reis, Moradores dizem que baixa iluminação transmite sensação de insegurança
José Reis, Moradores dizem que baixa iluminação transmite sensação de insegurança

Na Vila Comercial, em Presidente Prudente, a praça de lazer se tornou um ponto de encontro dos moradores. É ali que eles podem conversar antes e depois das missas na Capela São Jorge, situada defronte ao local, ou levar suas crianças para brincar e passar o tempo. Os idosos também têm a oportunidade de tirar uma parte do dia para usufruir da academia para a terceira idade ou descansar em um dos bancos. É justamente por estas razões que os munícipes solicitam melhorias no espaço, uma vez que, segundo eles, a pouca iluminação e a falta de manutenção frequente desvalorizam e deixam a área menos atrativa para a população, sobretudo no período noturno.

A comerciante Neusa Ribeiro, 73 anos, por exemplo, evita de atravessar a praça durante a noite por conta da baixa iluminação, que lhe faz se sentir insegura. Em sua opinião, é necessário que a administração amplie o número de lâmpadas no espaço, a fim de torná-lo mais claro e, desta forma, afugentar qualquer pessoa que vá mal intencionada ao local. Para a dona de casa Eliana Gorreri, 46 anos, as copas frondosas das árvores contribuem para deixar a área mais escura e, por isso, acredita que as ações de poda controlada devem ser constantes.

Ela menciona o projeto de lei que atualmente tramita na Câmara Municipal acerca da revisão dos valores da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) e afirma não se importar em pagar um pouco a mais se for para garantir mais luzes para a praça. “Em frente ao local, há uma igrejinha que deixou a área bastante movimentada. Certamente, o pessoal andaria mais tranquilo se houvesse mais lâmpadas”, considera. No entanto, Eliana é contra os postes de iluminação menores que normalmente ocupam as praças, por entender que estes seriam facilmente depredados por vândalos.

 

Necessidade de reparos

A bancária Sônia Furlan, por sua vez, se preocupa com a situação em que se encontram os equipamentos da academia para a terceira idade. Isso porque os aparelhos foram danificados com o tempo e, sem manutenção, oferecem risco para as crianças. “Como não há reparos, a academia só desfavoreceu a área, já que os pequenos podem se aproximar, tocarem em alguma parte quebrada e acabarem se machucando”, expõe.

Já a aposentada Luzinete dos Santos Rigonato, 74 anos, lamenta a falta de educação ambiental por parte de alguns moradores, que, segundo ela, fazem o descarte irregular de lixo na praça. “Tem muita gente que corta galhos e joga aqui. Essas pessoas são tão sorrateiras que a gente nem vê”, comenta. E quando o flagra ocorre, Luzinete diz sentir receio de chamar a atenção, considerando que os praticantes ainda ficam na defensiva.

Em nota, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informa que uma equipe técnica da Sosp (Secretaria Municipal de Obras) irá ao local verificar as reclamações. Na praça de lazer, adianta que os reparos necessários serão executados, ao passo que a limpeza já está na programação. A respeito da iluminação pública, a pasta deve acionar a empresa responsável para realizar as melhorias. Em entrevista a O Imparcial esta semana, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) havia enfatizado que, caso seu projeto a respeito da correção da CIP seja aprovado pela Câmara, o objetivo é, dentro de cinco anos, fazer toda a substituição da rede de iluminação por lâmpadas de LED e, posteriormente, implantar câmeras de monitoramento nos pontos mais críticos, a fim de garantir mais segurança para a população.

Para impedir qualquer prática ilícita, o 18ª BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) denota que as áreas do bairro são contempladas com a presença diuturna de policiais militares, que contam com o apoio de outras modalidades de policiamento, como cavalaria, Força Tática, Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), Ronda Escolar e o Helicóptero Águia da PM. “Devido à sua localização, os munícipes dispõem ainda do atendimento do posto policial situado na Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo”, pontua.

 

Estrutura do bairro

Ano de implantação: 24/02/1955

Área de loteamento: 69.568,18 m²

Área verde: 2.184,00 m²

Área das quadras: 46.504,28 m²

Área do sistema viário: 18.103,66 m²

Quadras: 10

Terrenos baldios: 4

Construções: 256

População estimada: cerca de 1.280 pessoas

Fonte: Secom

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do WhatsApp 99104-8537.

 

Publicidade

Veja também