Vizinhos do Monte Carlo pedem limpeza em área de lazer

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 08/04/2018
Horário 00:50
José Reis, Para moradores, necessidade mais urgente é a roçada do mato
José Reis, Para moradores, necessidade mais urgente é a roçada do mato

No domingo de Páscoa, a manicure Luzia Soares Sorrilha, 57 anos, recebeu os três netos em casa, mas não conseguiu levá-los para passar o tempo na praça de lazer do Residencial Monte Carlo porque o local está tomado por mato alto. Assim como ela, outros moradores do bairro reclamam das condições de conservação da área, cuja limpeza não ocorre há mais de dois meses, apontam. Luzia conta que, desde então, a vizinhança aciona constantemente a administração, no entanto, nenhuma providência foi tomada até o momento. Enquanto isso, a própria população “faz o que pode” para preservar o espaço. “Só que nada disso é suficiente se a Prefeitura não fizer a sua parte”, comenta.

Isso porque, embora ela remova os entulhos descartados na praça e outros moradores cuidem das árvores ali plantadas, a necessidade mais urgente hoje é a roçada do mato, que cresceu tanto a ponto de comprometer o acesso dos munícipes ao local. A dona de casa Simone Zorzetti, 35 anos, mora de frente para a área, então observa o “abandono” do espaço diariamente. Ela diz que, por conta da situação, teme o aparecimento de animais indesejados, o que já chegou ocorrer. “Houve uma época que estava vindo cobra coral do meio do mato”, relata.

Além disso, destaca que é preciso verificar o estado dos equipamentos instalados na praça, considerando que alguns se desgastaram e apresentam aberturas que já comportam água parada, oferecendo o risco de proliferação do Aedes aegypti, o vetor da dengue. “Se fizessem a manutenção correta, a frequência da população seria muito maior, por que quem vai levar o filho para brincar em meio a um mato desse?”, questiona a dona de casa. Simone também ressalta a contribuição da comunidade para valorizar a praça, tanto que alguns vizinhos se empenharam em plantar árvores no perímetro. Contudo, qualquer tentativa de usufruir do espaço já basta para colecionar uma porção de carrapichos.

Questionada, a Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) informa que enviará uma equipe de limpeza ao local nesta semana.

 

Rua com desnível

Outro ponto que acumula água parada fica localizado na Rua Ângela Maria Caetano, onde um desnível no recapeamento favoreceu a abertura de uma vala no trecho, expõe o serigrafista Ulisses Gomes, 39 anos. Para acabar de vez com o problema, ele entrou em contato com a Sosp, entretanto, nada ainda foi feito para atender a sua reclamação. “Como a Prefeitura não toma partido, eu que acabo sendo cobrado pela população pelo fato da vala estar próxima do meu imóvel”, denota.

Procurada pela reportagem, a Sosp pontua que realizará nesta semana uma operação tapa-buracos nas vias do bairro em questão.

 

Estrutura do bairro

Ano de implantação: 2000

Área de loteamento: 152.329 m²

Área verde: 15.264 m²

Quadras: 21

Construções: 284

Terrenos baldios: 28

População estimada: cerca de 900 pessoas

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do WhatsApp 99104-8537.

 

Publicidade

Veja também