Você conhece os benefícios do leite para a saúde?

Nutricionista Maira Viviani fala sobre os mitos e verdades que permeiam um dos alimentos mais consumidos pela população

Saúde & Bem Estar - OSLAINE SILVA

Data 21/02/2021
Horário 10:25
Foto: Freepik
Leite ajuda na prevenção da síndrome metabólica
Leite ajuda na prevenção da síndrome metabólica

Não pode comer ovo todo dia? Leite é eficaz ou não para adultos? São tantos mitos e verdades sobre alimentação que, muitas vezes, as pessoas se sentem perdidas em saber o que realmente está certo ou errado. Hoje, a reportagem foi conversar com a nutricionista Maira Tatiana Viviani para falar um pouco sobre o leitinho nosso de cada dia. Para quem não abre mão de uma saborosa xícara pela manhã ou a noitinha antes de dormir, puro, com café, chocolate ou outro acompanhamento, a notícia é boa, pois parece que ele vai muito bem!
Maira começa dizendo que a OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza exclusivamente o aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida. E depois com a introdução de fórmulas lácteas específicas até os 2 anos juntamente com alimentação sendo introduzida segundo orientação do médico e nutricionista.
“Quanto a não ser indicado para adultos, deve-se lembrar que o leite de vaca é a maior fonte animal de cálcio. Há fontes vegetais [verduras verdes escuras] que fornecem cálcio, porém, sua integral absorção sofre a ação de substâncias inibidoras como fitatos, oxalatos e taninos”, expõe a nutricionista.
Ainda segundo Maira, a quantidade a se ingerir para obter as recomendações diárias (1000 a 1200 mg dia) quando a fonte de cálcio é vegetal é deveras maior que o consumo de leite (exemplo: 1 maço de brócolis por dia).

Todo alimento em excesso faz mal

O leite de origem animal não deixa de ser nutritivo para os adultos, apenas ocorre a introdução de outros alimentos, visando o aporte de outros nutrientes e também para aprimorar as capacidades gustativas. “Não nos fuja o fato de que o leite ajuda na prevenção da síndrome metabólica, na redução da pressão arterial, prevenção do diabetes tipo 2 e o mais relevante, na prevenção da osteoporose. A prevenção desta patologia deve se iniciar na adolescência, quando a massa óssea está em formação e só atingirá o pico da densidade óssea aos 20 anos. Depois inicia-se o declínio, cujos efeitos se evidenciam na terceira idade”, salienta Maira.
“Quanto a fazer mal para adultos, pode-se raciocinar da seguinte forma: tudo que é consumido em excesso é prejudicial para todo e qualquer alimento. Daí vem a orientação personalizada do profissional nutricionista, respeitando a elaboração de um plano alimentar balanceado e fornecendo o aporte de macro e micronutrientes, considerando-se também as comorbidades”, pontua a profissional.

Fontes animais de cálcio

Não é incomum em casos de consumo pobre do mineral, que o organismo lance mão das reservas no esqueleto (depósito de 99% do cálcio no corpo humano), para que as funções sejam mantidas, levando à perda óssea.
As fontes animais de cálcio não se restringem ao leite em si. Há os derivados como: queijos, iogurtes, requeijão, nata, que podem ser aceitos pelo indivíduo. Há ainda alimentos a se agregar ao leite, como frutas, mel, granola, aveia, vitaminas de leite com frutas, etc. 
A indústria alimentícia acompanhou o desenvolvimento e as tecnologias. O tempo do leite direto da vaca restringe-se a poucos e isolados locais. Surgiu a pasteurização, a esterilização, a modificação nos teores de gordura, a intolerância à lactose, as necessidades de vacinação para prevenir patologias. Enfim, para cada caso há uma recomendação personalizada.

Fotos: Oslaine Silva

nutricionista de presidente prudente fala sobre leite
Alimentação balanceada e personalizada é a chave da boa saúde

nutricionista de presidente prudente fala sobre leite

Vitamina de frutas com leite e iogurte é uma boa pedida para o lanche

Foto: Cedida

nutricionista de presidente prudente fala sobre leite
Maira: “O leite de vaca é a maior fonte animal de cálcio”

SAIBA MAIS

Ovo: alimento que não falta no prato dos brasileiros

Publicidade

Veja também