Volta às aulas movimenta os campi da Unoeste em Prudente

Com o status de 2ª melhor universidade particular do estado, universidade dá as boas-vindas a alunos veteranos e calouros oferecendo excelência no ensino e estrutura de ponta

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/02/2023
Horário 16:39
Foto: Ector Gervasoni
Aula inaugural da mais nova turma de Medicina da Unoeste ocorreu nesta manhã, no Teatro César Cava
Aula inaugural da mais nova turma de Medicina da Unoeste ocorreu nesta manhã, no Teatro César Cava

Depois de tanta ansiedade para o retorno dos estudos por parte de alunos veteranos, e especialmente por calouros, começaram nesta segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023, as aulas nos campi da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. No primeiro dia, o que era mais externado nos corredores, nas salas e nas rodas de conversa desde as primeiras horas da manhã, eram os sentimentos comuns para todo início de ciclo: empolgação, entusiasmo, alegria e a necessidade de que é preciso comprometimento com os estudos de agora em diante.

A Unoeste é a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo e neste ano dá as boas-vindas as mais de 16 mil pessoas, entre estudantes e funcionários, mobilizadas nesse semestre. E oferecendo o que tem de melhor que é a sua qualidade de ensino e estrutura com tecnologia de ponta que garantem aprendizagem diferenciada aos alunos.

No campus 2, o aluno Enzo Trevisan Batista estava eufórico no primeiro dia de aula na Faculdade de Medicina Veterinária. Ele optou pela carreira tomando como exemplo o próprio pai, e diz que escolheu a Unoeste sabendo da estrutura top que a universidade oferece na área. “Meu pai era médico veterinário e sempre foi um exemplo pra mim. E escolhi a Unoeste porque sou de Prudente e sei que é uma ótima universidade”, disse ele, que se sentiu bem recepcionado pelos veteranos e funcionários. “As pessoas são bastante receptíveis, estamos conhecendo toda a faculdade, estão fazendo um tour com a gente pra conhecer toda a estrutura”.

No campus 1, as salas de aula também ficaram movimentadas. E no caso do curso de Medicina, a recepção aos calouros e familiares foi feita no Teatro César Cava, pela direção, coordenação e corpo docente do curso, na tradicional cerimônia do jaleco. O diretor da Faculdade de Medicina, Murilo de Oliveira Lima Carapeba, deu as boas-vindas dando conselhos aos calouros da 56ª turma, para que aproveitem ao máximo da faculdade que oferece os melhores professores especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, e dispõe ainda de uma estrutura tecnológica de ponta. “Durante o curso vocês [estudantes] vão conhecer diversas pessoas, procurem sempre se relacionar com aquelas que puxam vocês para cima. E procurem fazer o círculo de amizade com pessoas que estão querendo o mesmo que vocês, de querer chegar lá, terminar a faculdade e serem ótimos profissionais, independente da área que vocês escolherem na medicina”, orientou em seu discurso.

A caloura Isabelle Marques Ferron, de 19 anos, participou da cerimônia do jaleco acompanhada da mãe, irmã e dos avós paternos que foram vestidos com camisetas ilustrando a foto do pai dela: Rodrigo Prado Ferron. Ele faleceu em 2021 vítima de Covid-19. Para levá-lo a um dos momentos mais importantes da vida da Isabelle, a família decidiu homenageá-lo dessa forma, de modo que o Rodrigo também pudesse estar presente. “O meu pai foi um dos maiores incentivadores para eu estar aqui realizando esse sonho. Eu acompanhei todo o processo de adoecimento dele e admirava os médicos que cuidaram do meu pai. Saber que no futuro eu vou poder fazer o que eles fizeram com o meu pai, com outros pacientes, é muito gratificante para mim”.

O avô dela é pai do Rodrigo, Sidnei Ferron, que estava acompanhado da esposa e da avó da Isabelle, a dona Matilde Prado Ferron, também falou desse momento de continuidade para a família. “A camiseta que eu e minha esposa estamos vestindo com a foto do nosso filho foi uma forma que pensamos de trazê-lo pra assistir a iniciação da filha dele com o recebimento do jaleco. Era o sonho da vida dele, e o tanto que ele fez pra tornar isso real. Infelizmente quando conseguimos ele já não está mais entre nós. Mas eu tenho certeza de que lá onde ele está, certamente está acompanhando, abençoando e protegendo o fato da filha ter entrado na faculdade. Foi uma grande alegria pra todos nós”, destacou.

A mãe da Isabelle, a professora Cacilda Marques Ferron, destacou o ingresso da filha na formação médica, uma vez que foi muita luta pra que toda a família vivenciasse esse momento. “O ingresso da Isa na vida acadêmica foi um sonho trilhado desde o final do ensino médio, quando ela prestou o vestibular, foi aprovada e não teve a possibilidade de cursar. O pai veio a adoecer, no meio do cursinho ela precisou interromper, aí depois ela voltou, refez um ano de cursinho e ingressou agora. Pra nós significou muita luta, determinação e perseverança no caminho da Isa. Nós estamos muito felizes em saber que daqui há seis anos teremos uma filha médica com muito orgulho”.

 

Cerimônia do jaleco

Além do diretor da Faculdade de Medicina, Murilo de Oliveira Lima Carapeba, também participaram da cerimônia a coordenadora do curso, Nilva Galli, além de boa parte do corpo docente que é formado por mais de 200 professores. Também acompanharam a cerimônia a representante da IFMSA (Federação Internacional dos Estudantes de Medicina no Brasil), Anna Luiza Rodrigues Brito, e o diretor geral da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste, Augusto Cesar de Oliveira Lima.

Depois dos alunos e pais receberem todas as coordenadas e instruções do curso, o Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral iniciou um dos momentos mais aguardados: a entrega dos jalecos.  Um a um, os futuros médicos foram sendo chamados ao palco para receberem a vestimenta que vão usar nas aulas práticas realizadas nos laboratórios. Também assistiram, na sequência, a um vídeo preparado pelo Departamento de Marketing da Unoeste, mostrando e detalhando toda a estrutura da Faculdade de Medicina que os alunos terão acesso. Ao fim, divididos em grupo, eles também puderam junto de seus familiares fazer o tour pelos laboratórios que ficam no campus 1. E a cerimônia no Teatro César Cava terminou com um momento ecumênico que contou com a presença do padre Anderson Félix da Silva, do Seminário, e o pastor Eduardo Kataoka, da Comunidade Evangélica Eloim. Fora do teatro, com a apresentação da Bateria de estudantes da Medicina.

 

Nunca é tarde pra estudar

Também matriculado no primeiro ano da Faculdade de Medicina, entre os calouros que receberam o jaleco nesta segunda estava o cirurgião dentista Marco Aurélio de Lima Vidotti, de 55 anos. Formando pela Faculdade de Odontologia da Unoeste em 1991, foram exatos 32 anos exercendo a profissão até que chegou a aposentadoria e ele conseguiu agora concretizar um sonho que vem desde criança. “Naquele momento eu não tive oportunidade de realizá-lo. Ficou guardado. E aí agora tendo a possibilidade vou conseguir realizar”.

Será a segunda graduação do Marco Aurélio. E voltando aos bancos da faculdade mais maduro e com uma vasta experiência de mercado na odontologia, ele espera ter mais facilidade no aprendizado. “Espero que seja assim, mas estou junto com a moçada. Realizei o cursinho preparatório de seis meses aqui na Unoeste e essa geração mais jovem com quem já tive contato é muito legal, te integram. Então me senti muito querido por eles. Me colocaram no mesmo patamar que eles, sempre me trataram com muito carinho, então é um incentivo muito grande”.

E pra quem pensa que os estudos é só pra juventude, está aí o Marco Aurélio para provar o contrário. Que nunca é tarde pra recomeçar quando há vontade. “Desistir jamais. A gente não pode desistir, principalmente de um sonho. O meu era me formar médico. Me encontrei preparado neste momento e estou indo atrás. Ainda não penso em qual especialidade médica devo focar, hoje estou preocupado em sair daqui um bom médico generalista, clínico geral. E bem próximo a formatura talvez me direcionar a alguma especialidade que no decorrer do curso eu tenha me identificado”.

Vestibular Unoeste
Ainda dá tempo de você estudar na 2ª melhor universidade do estado de São Paulo. Saiba mais no site do vestibular

Foto: Emerson Sanchez

A caloura Isabelle Marques Ferron, de jaleco, junto com a família que prestou homenagens ao pai Rodrigo Prado Ferron, vítima de Covid-19 em 2021

Publicidade

Veja também