Workshop em Prudente reunirá estudantes, gestores e setor produtivo para discutir inovação regional

Evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, com atividades na FCT/Unesp e na Fundação Inova; inscrições gratuitas podem ser feitas pela internet

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/11/2025
Horário 18:58
Foto: Cedida
Representantes das entidades realizadoras do evento, Maria Terezinha Serafim Gomes (Unesp), José Pascoal Vernilo (Inova) e Fernanda Bagli (Intepp)
Representantes das entidades realizadoras do evento, Maria Terezinha Serafim Gomes (Unesp), José Pascoal Vernilo (Inova) e Fernanda Bagli (Intepp)

Discutir o papel dos agentes econômicos e sociais no desenvolvimento do ecossistema de inovação no oeste paulista. Este é o objetivo do “Workshop de Inovação: desvendando caminhos para a inovação e desenvolvimento regional”, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro em Presidente Prudente, com organização da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), Fundação Inova Prudente e Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente) e apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“O workshop surgiu da necessidade de articular o ecossistema de inovação universitário e os demais agentes da inovação, com o objetivo de reunir especialistas, gestores públicos, empreendedores e demais atores para discutir estratégias e compartilhar experiências, bem como fomentar a criação de ações que impulsionem o desenvolvimento regional”, explica a professora Maria Terezinha Serafim Gomes, coordenadora do Nuperg/FCT (Núcleo de Pesquisa e Estudos Regionais). 

Segundo a docente, o evento é uma oportunidade de debate e elaboração de estratégias de inovação, que vão além da dimensão tecnológica, incorporando os aspectos sociais, inclusivos, sustentáveis e em consonância com os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas)

O público-alvo são estudantes da graduação e pós-graduação, professores, gestores públicos, pequenos e grandes empreendedores e a comunidade em geral. As atividades serão desenvolvidas na FCT e na Fundação Inova. As inscrições são gratuitas, por meio do link forms.gle/XQapStSmTco9M3Bo6. Dúvidas e informações pelo e-mail [email protected].

Abertura da programação

A abertura do Workshop de Inovação será no dia 18 de novembro, às 9 horas, no Anfiteatro 1 da FCT/Unesp, com a presença dos professores Renato Garcia (Unicamp), da Abein (Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação), e Marcelo Orlandi, da Auin (Agência Unesp de Inovação). Na oportunidade, o Nuperg vai lançar o OBIDR (Observatório de Inovação e Desenvolvimento Regional), que visa produzir e organizar dados e informações, por meio de mapas, gráficos e tabelas, que possam subsidiar políticas públicas para o desenvolvimento da inovação no oeste paulista.

No período da tarde, a partir das 14h, a mesa terá como tema os agentes catalisadores da inovação da região, com mediação do professor Ronaldo Correia (Unesp). Participam a gerente da Intepp, Fernanda Bagli, o diretor-presidente da Inova, José Pascoal Vernilo, o representante da Federação das Empresas Juniores, Vinicius Costa, e a consultora de negócios do Sebrae, Paula Cristina Teixeira Pereira.

O apoio para produção e difusão da inovação vai ser tema da mesa de debates do período noturno, às 19h, na Fundação Inova, com a participação de representantes da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), do Pipe Fapesp (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo), que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas paulistas, e do MEMP (Ministério do Empreendedorismo) do governo federal.

Cases de startups

Na quarta-feira, dia 19, às 9 horas, serão apresentados cases de sucessos de startups da Unesp, Inova e Intepp de Presidente Prudente. 

O período da tarde será voltado para gestores públicos de toda a região do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) e da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema). Na oportunidade, será feito o lançamento do OTDSP (Observatório Digital do Estado de São Paulo), com o professor Robson Arantes (Inova USP).

"O Observatório surgiu como uma resposta inovadora a uma lacuna histórica crítica: a desconexão entre o desenvolvimento científico universitário e a transformação socioeconômica efetiva da sociedade. A proposta reúne universidade, governo, setor produtivo, sociedade civil e agências de fomento para garantir sustentabilidade e impacto social duradouro", aponta a organização.

De acordo com José Pascoal, os municípios que quiserem aderir e implantar as propostas do Observatório terão como apoio a Fundação Inova. “A Inova será tanto o showroom dessas soluções quanto o estoque do que for necessário. Seremos um multiplicador regional, como suporte desses municípios, além de um espaço de apoio às startups que tiverem interesse nessas tecnologias”, pontua Pascoal.

Publicidade

Veja também