Caixa libera saques de até R$ 500 para correntistas dia 13 de setembro

Banco o Ministério da Economia foram procurados, mas não souberam informar quantas pessoas na região de Presidente Prudente serão beneficiadas

José Reis - “É uma oportunidade para pagar as contas e sair com a família”, diz Elias Lagsbergmann
José Reis - “É uma oportunidade para pagar as contas e sair com a família”, diz Elias Lagsbergmann

Ao longo do último mês, o governo federal anunciou a possibilidade de liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para contas inativas e ativas. O feito foi concretizado posteriormente e recentemente a CEF (Caixa Econômica Federal) divulgou o calendário para saques de até R$ 500. Os primeiros a serem creditados serão os correntistas, que poderão ter acesso ao fundo a partir do dia 13 de setembro, seguido daqueles que não possuem conta no banco, com início dia 18 de outubro. Os saques poderão ser feitos até 31 de março de 2020.

A Caixa e o Ministério da Economia foram procurados, mas não souberam informar quantas pessoas na região de Presidente Prudente serão beneficiadas, bem como o valor a ser liberado. Mas a ideia é injetar dinheiro nos setores de consumo e mobilizar a economia. Nas ruas, as pessoas já esperam pela liberação e fazem planos para utilizar o dinheiro.

Um deles é o balconista e vendedor Elias Lagsbergmann, de 34 anos. Para ele, a liberação é algo bom, mas ele esperava que fosse um valor maior, talvez um percentual mais alto do valor total depositado em conta. Contudo, ele entende que “o dinheiro vai ser importante. É uma oportunidade para pagar as contas e sair com a família”, cita.

Com o mesmo pensamento, a auxiliar de limpeza Maria Raquel dos Santos, de 50 anos, diz que se conseguir sacar vai “usar todo o dinheiro para pagar as contas”. Mesma finalidade que dará a auxiliar de escritório Rafaela Domingues, de 32 anos. No entanto, ela conta à reportagem que como possui duas contas inativas e uma ativa, poderá pegar um valor “legal” e dar entrada em um financiamento de uma moto.

Nos dias de saque, conforme a CEF, todas as agências abrirão duas horas mais cedo que o convencional, ou seja, às 9h. E os correntistas que não quiseram sacar o valor devem informar a instituição.

Medida “paliativa”

Para a economista Edilene Takenaka, a medida pode funcionar a curto prazo, de forma paliativa, com as famílias priorizando a quitação de dívidas e realizando pequenos consumos, como analisado por ela. “Precisamos de medidas mais pontuais, como geração de empregos, reforma tributária e mais investimentos para gerar dinamismo econômico a médio e longo prazo”, complementa.

Comércio

Para o comércio, o presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Ricardo Anderson Ribeiro, destaca que a atitude vem “para dar uma aliviada no consumidor e no” setor, assim como já ocorreu outras vezes. “Ajuda na inadimplência, pensando na quitação de dívida e também na possibilidade de comprar coisas novas. Só o fato de esse dinheiro voltar a circular e o consumidor voltar a ter crédito já é uma grande coisa”, comenta.

E se vier, será numa boa hora, ainda de acordo com Ricardo Anderson, uma vez que a categoria “está passando por certa dificuldade”, assim como diversos setores, como por exemplo, a indústria e a construção civil. “Temos hoje um cenário que não favorece muito o comércio. Hoje as pessoas compram apenas o necessário, deixando assim o mercado bem mais retraído e a indústria não produz. Como resultado, a roda não gira. Mas uma atitude como essa vem como para alguém que está morrendo e recebe um oxigênio”, finaliza.

Consultado do saldo

Além de consultar pessoalmente no balcão de atendimento das agências Caixa, o trabalhador consegue acessar pelo site da Caixa, bem como do próprio aplicativo do FGTS.

 

Saque para correntistas

Mês de nascimento

Data de saque

Janeiro, fevereiro, março e abril

A partir de 13/09/2019 até 31 de março de 2020

Maio, junho, julho e agosto

A partir de 27/09/2019 até 31 de março de 2020

Setembro, outubro, novembro e dezembro

A partir de 09/10/2019 até 31 de março de 2020

Fonte: Caixa Econômica Federal

 

Saque para não correntistas

Data de nascimento

Início do saque

Janeiro

18/10/2019

Fevereiro

A partir de 25/10/2019

Março

A partir de 08/11/2019

Abril

A partir de 22/11/2019

Maio

A partir de 06/12/2019

Junho

A partir de 18/12/2019

Julho

A partir de 10/01/2020

Agosto

A partir de 17/01/2020

Setembro

A partir de 24/01/2020

Outubro

A partir de 07/02/2020

Novembro

A partir de 14/02/2020

Dezembro

A partir de 06/03/2020

Fonte: Caixa Econômica Federal

Publicidade

Veja também