Dia dos Pais é oportunidade para que homens exerçam verdadeiro papel

EDITORIAL -

Data 08/08/2019
Horário 04:03

O Dia dos Pais está chegando, mas, infelizmente, um número grande de crianças e também de adultos só sabe o que essa palavrinha com apenas três letras significa por ter como exemplo outros pais e filhos! Muito se fala do abandono de filhos que deixam seus pais em asilos. Isso é doloroso demais. Mas existem muitos filhos, pequeninos filhos, que só desejam amor e carinho daquele que deveria ser o esteio do lar, e o que ele faz? Abandona-o à própria sorte em casa, em lares ou na rua.

Muitos filhos não sabem como é respeitar um pai dentro de casa, pedir a sua bênção, ajudá-lo nas tarefas que geralmente são compartilhadas entre pai e filho. Tudo isso porque ele apenas foi gerado por um homem, mas este não esteve presente em nenhum momento de sua vida. Nem mesmo quando ele estava lá dentro do ventre de sua mãe.

Como é comovente ver uma criança ser desejada por pai e mãe, e saber que quando ela chegar ao mundo ali estarão as duas pessoas mais importantes para estabelecer a primeira relação. Por mais que uma mãe exerça o papel de pai e vice-versa, cada um desempenha na vida de uma criança um papel intransferível, que não se substitui, é algo único.

Por mais que uma mãe seja “pãe”, a figura masculina é indispensável para que a criança sinta aquela segurança paterna tão necessária. Um pai presente ajuda seu filho se tornar autoconfiante, logo o seu desenvolvimento pessoal e social será menos confuso.

O “presente” não necessariamente significa pai e mãe vivendo na mesma casa. Infelizmente, é comum famílias separadas. O que embora não seja o que os filhos gostariam, pode ter certeza, é possível as boas relações entre as partes e o pai estar em sua vida ainda que não fisicamente todos os dias. Pais precisam entender que os interesses dos filhos devem ser sempre colocados na frente dos próprios. Que é sua obrigação proteger, dar carinho, atenção, brincar com eles. É separado? Busque-o para passear. Passe algumas horas com seu filho e permita que ele se sinta feliz no seu Dia dos Pais! Mesmo que more longe de seu filho, esforce-se e passe mais tempo com ele!

Publicidade

Veja também