Encontro de Mãe: jornada da maternidade

Primeiro dia de transmissão on-line ocorrerá hoje e terá início às 14h; para participar basta se cadastrar gratuitamente no site oficinal, mundoterapeuta.org/encontrodemae

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/05/2020
Horário 06:01
Reprodução/Cedida: Encontro ocorre hoje a partir das 14h
Reprodução/Cedida: Encontro ocorre hoje a partir das 14h

O Dia das Mães está chegando e, neste ano, talvez não será possível àqueles encontros acalorados com seus filhos. Da mesma forma que o contato social tem sido reinventado, desde a chegada do novo coronavírus, as comemorações também serão. Em todo canto, prestadores de serviços e redes de comunicação estão preparando programações para que as pessoas possam desfrutar deste dia com o afeto e aconchego característicos dele. Um deles é o Encontro de Mãe, uma maratona com 10 histórias reais de mulheres que serão contadas pela protagonista ou em conjunto com pessoas que foram importantes no processo, como terapeutas, profissionais da saúde, amigos e companheiros. A ideia é compartilhar com outras mulheres a jornada, inspirar caminhos para encontrar a harmonia e, a solução das questões práticas e emocionais.

De acordo com a co-fundadora do Mundo Terapeuta e idealizadora do projeto Encontro de Mãe, Ligia Correia, são 10 relatos de situações da maternidade que serão contadas pelas mães que vivenciaram o processo. “O evento foi idealizado e realizado com base no processo de Histórias Terapêuticas da americana Nancy Mellon. Ela preconiza que todos nós somos potenciais curadores e podemos realizar isso com as histórias que contamos, pois elas tocam em uma parte do nosso inconsciente e geram a composição dos antídotos que precisamos para curar algumas questões emocionais”.

 

HISTÓRIAS QUE

SE ENTRELAÇAM

O objetivo principal, segundo a idealizadora, foi ter uma proposta diferenciada e possível diante das restrições vivenciadas atualmente, para que as pessoas possam celebrar o Dia das Mães. “Elas podem assistir juntas na mesma casa ou juntas em casas diferentes enquanto conversam e interagem sobre o que viram das histórias”.

Ligia explica também que são relatos bem diferentes e acontecem de acordo com a entrega das mães. Logo, podem ampliar a visão dessa relação tão importante que é mãe-filho. O Encontro de Mãe também pretende contribuir com o uso das histórias terapêuticas. Desta forma, diante de cada mãe ouvida é possível perceber suas angústias e emoções e, que, por mais as histórias sejam diferentes, o vínculo do cuidado está implícito de alguma forma.

 

SERVIÇO

O primeiro dia de transmissão ocorrerá hoje e terá início às 14h – o mesmo horário se estende para amanhã, domingo, último dia da maratona. Para participar do evento basta se cadastrar no site oficinal, mundoterapeuta.org/encontrodemae. Após este processo será gerado um link por e-mail para assistir a transmissão. O Encontro de Mãe será 100% online e gratuito.

 

Foto: Cedida/ Mundo Terapeuta

 

Neste encontro você terá:

 

- As escolhas cheias de coragem das mães que encararam a aventura da maternidade independente.

- Os aprendizados das Constelações Familiares no cuidado com a saúde dos filhos.

- O empenho multiplicado e a realização compartilhada de uma família rara composta por duas mães e um pai.

- Como a sabedoria Milenar da Medicina Chinesa ganhou a corrida da alta tecnologia da Medicina da reprodução.

- A contribuição da Abordagem Integrada da Mente no reprocessamento de memórias, da relação com as mães, que reaparecem ao longo da vida.

- Confiança na natureza. A aventura de realizar o sonho de ser mãe do outro lado do mundo com restrições do idioma e longe de qualquer ajuda.

- Da falta de esperança a alegria do inesperado: das fertilizações frustradas à surpresa de uma gravidez natural antes do primeiro ano.

- Como o nascimento de um filho pode nos salvar, depois de afogar todas as travas que tínhamos segurando nosso potencial. A segunda gestação não planejada ao parto domiciliar como processo morte e renascimento de uma família.

- Pausa. Como a necessidade de repouso absoluto durante a gestação muda a relação com o tempo e a valorização dos momentos.

- “Eles só queriam rentabilidade”: Os impactos nefastos da falta de humanização dos serviços de saúde no nascimento de um filho.

Fonte: Mundo Terapeuta

 

 

 

Publicidade

Veja também