Instituição de Prudente oferece aulas on-line de xadrez

Nico Xadrez School, especializada na modalidade esportiva, foi criada pela professora Nicole Pi Chillida; aulas são destinadas a todos os públicos

Esportes - WEVERSON NASCIMENTO

Data 06/06/2020
Horário 06:07
Cedida - Nicole Pi Chillida associou a paixão pelo xadrez ao dom de ensinar
Cedida - Nicole Pi Chillida associou a paixão pelo xadrez ao dom de ensinar

Já diziam os adeptos de que em uma partida de xadrez não existe nada de sorte, mas pura estratégia e tática. O esporte, por sua vez, vem crescendo ao longo dos anos e somando enxadristas profissionais ou mesmo amadores, apaixonados pelo jogo de inteligência. Mas, e quando associar essa paixão pelo dom de ensinar? Foi isso que a assistente social e atualmente professora da modalidade esportiva em escolas particulares de Presidente Prudente, Nicole Pi Chillida, fez, ao criar a Nico Xadrez School, uma instituição especializada em oferecer aulas on-line de xadrez.

Há 16 anos atuando como professora de xadrez, Nicole relata que sua ideia sempre foi oferecer o conhecimento do esporte a quem nunca teve a possibilidade de ter alguém para ensinar, porém, a demanda de escolas com o mesmo interesse foi crescendo, e, do que era um trabalho voluntário aos finais de semana, antigo Programa Escola da Família, passou a ser um compromisso profissional com acordos entre escolas particulares.

“Então, atrelando o meu amor ao esporte e a experiência como jogadora em competições regionais, eu passei a fazer com que o ensino fosse parte de meus rendimentos”. Atualmente, Nicole dá aula no Colégio Apogeu, Champagnat, Cristo Rei e o Presbiteriano, todas instituições de ensino em Presidente Prudente.

Como surgiu a instituição

O benefício do esporte, segundo a professora, é que a modalidade desenvolve o raciocínio lógico e abstrato, a capacidade analítica, a criatividade para resolver problemas e a habilidade para tomar decisões. Mas, e como transformá-lo em ensino? Nicole diz que, em conversa com um amigo sobre a atual situação da humanidade diante da pandemia da Covid-19, e as mudanças que promovem o distanciamento social, passou fornecer aulas em formato de videoaulas gravadas. No entanto, ressalta que a melhor adesão foi optar pela modalidade de aulas virtuais, ou seja, através de chamadas web. “Daí surgiu a ideia de criar uma escola especializada em oferecer aulas on-line”, destaca.

No curso, as aulas são previamente agendadas e, para ministrá-las, a professora utiliza um site em que é possível jogar on-line. “É uma plataforma bem interativa. Eu preparo a aula [tabuleiro] e o aluno tem a possibilidade de mover as peças e ver os lances que eu estiver montando de onde ele estiver. Além disso, através de setas coloridas, são transmitidas informações que chegam ao mesmo tempo em que nos comunicamos por chamada/ligação. As aulas podem ser em grupos ou individuais”.

SERVIÇO

Para mais informações sobre o projeto, basta acessar o Instagram Nico Xadrez School (@nicoxadrezschool), local onde a professora posta informações sobre xadrez, notícias do esporte e curiosidades, ou entrar em contato através do Whatsapp (18) 99102-6177 e e-mail nicoxadrezschool@gmail.com As aulas são destinadas a todos os públicos e contam com 1h/aula por semana. Há um custo mensal.

 

 

 

Publicidade

Veja também