Intervenção artística chega a viaduto de Prudente

Área que liga a Avenida Manoel Goulart à Rua Mendes de Moraes, um dos principais acessos da cidade, receberá obra de Richard Almeida por meio da técnica da grafitagem

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 23/04/2019
Horário 10:00
Cedida: Intervenção será no Viaduto que liga a Avenida Manoel Goulart à Rua Mendes de Moraes
Cedida: Intervenção será no Viaduto que liga a Avenida Manoel Goulart à Rua Mendes de Moraes

“A ideia é tentar dar um pouco mais de alegria e um visual que levante o astral de quem passar pelo local”, diz o publicitário e responsável pela intervenção artística, Richard de Almeida, 51 anos. Nos próximos dias, quem passar pelo Viaduto “Pioneiro João Batista Horta”, que liga a Avenida Manoel Goulart à Rua Mendes de Moraes, um dos principais acessos para os bairros da zona leste da cidade, por onde transitam centenas de veículos todos os dias, irá apreciar uma intervenção artística, por meio da técnica da grafitagem.

A arte, de autoria do publicitário Richard, traz uma proposta em que os veículos interagem com a arte no qual os túneis simulam os eixos de um vagão. Segundo Richard, a ideia inicial era fazer somente a área dos túneis, mas o prefeito solicitou uma intervenção artística também nas laterais, para ficar mais completo e harmonioso. O publicitário explica que a obra contém linhas e tons mais simples que visam dar um colorido vasto para o local e também facilitar a reprodução da arte já que não participará da elaboração da intervenção.

A ação cultural foi elaborada por sugestão do jurista Zelmo Denari, 80 anos. Ele relata que sempre passa pelo local e considera que, pelas condições, merece uma intervenção artística para dar um melhor aspecto na passagem.

É importante lembrar que intervenções semelhantes já ocorreram em outros pontos da cidade, como nos muros próximos ao Centro Cultural Matarazzo e na Praça do Bacarim.

Dada largada

A ideia é mudar radicalmente a experiência de quem passa pelo viaduto sob a estrada de ferro. Conforme a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) já determinou à Secult (Secretaria de Cultura), a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) que se mobilizem para dar início ao projeto o quanto antes.

“Desde o início de minha administração, assumi o compromisso de reconectar o centro à zona leste, que por muito permaneceu segregada e discriminada pelos muros que a separavam do restante do município. A intervenção vem ao encontro desse projeto, pois recupera uma das mais importantes portas de entrada para a zona leste”, explicou Nelson. 

A pedido do chefe do Executivo, a Semob cuidará da ordenação do trânsito durante a execução dos trabalhos – preferencialmente aos fins de semana -, enquanto a Sosp ficará responsável por eventuais adequações nas paredes do viaduto e, por fim, a Secult assumirá a parte artística do projeto. Para tanto, a Secom informou que ainda não tem uma data para o início dos trabalhos, pois as secretarias envolvidas ainda estão articulando um momento ideal para começar a intervenção, sem que haja prejuízo ao intenso tráfego de veículos no local.


 

 

Publicidade

Veja também