POR MEIO DE OFÍCIOS

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 19/05/2020
Horário 03:07

Enquanto perdura a quarentena, os vereadores prudentinos se manifestam por meio de ofícios. Além disso, tiveram duas sessões extraordinárias, com a previsão de uma terceira para os próximos dias.

QUASE DOIS MESES

A última sessão ordinária foi no dia 23 de março, véspera do início da primeira fase do isolamento social determinado por decreto estadual. As duas extraordinárias ocorreram nos dias 27 de março e 11 de maio.

PROJETO DE URGÊNCIA

Conforme apuração do Plantão, a nova extraordinária, ainda sem data definida até o fechamento desta coluna, será para apreciar projeto de urgência, cujo envio pelo Executivo já foi sinalizado, apenas com a informação sobre o caráter de urgência.

SEM REMUNERAÇÃO

Havia um tempo e lá se vão cerca de 20 anos que os vereadores prudentinos ganhavam adicional ao subsídio mensal, pago por sessão extraordinária. Mesmo que a extraordinária fosse logo após a sessão ordinária.

CINCO VEZES NÃO

A Câmara de Prudente não paga por sessão extraordinária. Não tem verba de gabinete para os vereadores.  Não tem verba de combustível para vereadores. Não tem 13º. Não tem férias remuneradas.

COM TODO RIGOR

A Câmara tem um veículo para uso da secretaria e vereadores podem usar mediante solicitação prévia, com horário agendado. Tem que justificar a finalidade pública. O que é feito no sistema informatizado para ser auditado pelo Tribunal de Contas.

SÓ SERVIDORES

Somente servidores podem dirigir o carro em situações como as das comissões para avaliar a merenda escolar e notificar testemunhas da CPI da Cultura, a Comissão Parlamentar de Inquérito que está em andamento.

TOPO DA ECONOMIA

Por essas e outras questões de ordem econômica que, entre os municípios de 200 a 300 mil habitantes, a Câmara de Prudente é justamente a mais econômica do Estado de São Paulo, conforme dados do Tribunal de Contas.

PRESIDENTE E O LÍDER

Às 19h de hoje tem live do Podemos. O presidente do partido, Juliano Borges, e líder da sigla na Câmara Municipal, vereador Mauro Neves, irão debater “Prudente pós-pandemia: desafios e perspectivas para uma nova cidade”.

CONVENÇÃO VIRTUAL

A executiva municipal do Podemos marcou para 25 de julho a convenção virtual para escolhas dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e a chapa de vereadores. Porém, se até o isolamento social já estiver suspenso, a convenção, então, será presencial.

AÇÃO PRESENCIAL

Na agenda do prefeito Nelson Bugalho (PSDB), a semana foi iniciada na manhã de ontem com visita às obras do shopping popular, do Atende Prudente, do Polo Digital e da recuperação da galeria do Bacarim.

AÇÃO VIRTUAL

À tarde, Bugalho esteve em videoconferência com o governador João Doria (PSDB), junto com outros 15 prefeitos que compõem o Conselho Municipalista. Consta no site oficial da Prefeitura que o prefeito manifestou preocupação com o sistema penitenciário.

Publicidade

Veja também