SEM FEJUPI

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 07/06/2020
Horário 03:39

A semana começou com a informação oficial da Prefeitura de que, em virtude da pandemia da Covid-19, a tradicionalíssima Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho) não será realizada neste ano. A medida é preventiva e adotada de forma coerente para garantir a saúde da população da cidade e, claro, dos turistas de toda a região que visitam a festa, que tem como atrativo a maior fogueira do Brasil. A festa garante a geração de renda também para entidades assistenciais, já que muitas revertem os recursos de vendas nas barracas da festa para manutenção e atendimento da população assistida.

INOVAÇÃO PARA PREVENÇÃO

É de Pirapozinho que ganha a região um produto inovador para os tempos de pandemia. Um chaveiro anticontato fabricado pela empresa Sumetal é aliado para abertura de portas, escolher botões dos elevadores, caixas eletrônicos, entre outros. A ideia garante o mínimo contato com as superfícies que podem disseminar vírus.

EM MEIO À ADVERSIDADE

Em momentos de adversidades como este é que nosso potencial criativo e de resiliência é colocado à prova e, sem dúvida oportunidades e ideias inovadoras como esta surgem e fazem a diferença para seguirmos adiante. Parabéns à Sumetal.

TRANSPORTE ADAPTADO

Dois ônibus adaptados para pessoas com necessidades especiais foram entregues na semana passada para a cidade de Narandiba. O investimento do município foi de R$ 135 mil na aquisição de um micro-ônibus adaptado para crianças com necessidades especiais, que será utilizado pelos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da nossa cidade. Outro veículo chegou ao município através do governo do Estado de São Paulo e será utilizado no deslocamento dos alunos da rede municipal de ensino, tão logo as aulas sejam retomadas.

MEIO AMBIENTE AGRADECE

Sexta-feira, 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. É sempre bom reforçar que cabe a cada um de nós contribuir com a preservação e conservação para a recuperação do planeta. E isso deve começar nas nossas casas e em nossas cidades. Em tempos de pandemia, em que o uso de máscaras é obrigatório, o seu descarte não pode ser feito de qualquer maneira, muito menos nas ruas ou terrenos baldios. Nesta semana, saindo de um supermercado no centro de Pirapozinho, observei máscaras descartáveis jogadas ao meio fio. A conscientização garante a preservação do meio ambiente e em tempos de pandemia, neste caso, a saúde de todos nós é preservada

FALANDO EM MEIO AMBIENTE

Para a população de Pirapozinho é importante ressaltar que a coleta seletiva passa pela cidade e deixa na casa dos moradores sacos plásticos para acondicionar materiais recicláveis, mas as garrafas de vidro devem ser acondicionadas em caixas ou envoltas em papel para garantir a integridade dos trabalhadores da coleta que fazem recolhimento semanalmente.

MISSAS EM SANDOVALINA

Desde o dia 2 de junho está autorizada a realização de missas e cultos limitados em 40% da capacidade de lotação, com até uma hora e trinta minutos de duração, desde que atenda a todas as medidas de segurança e higiene. Para as igrejas, é importante respeitar o "distanciamento mínimo de 2 metros entre os fiéis, e os ritos religiosos seguem sem aperto de mãos e abraços”. A Prefeitura recomendou ainda que pessoas do grupo de risco e crianças de até 12 anos não participem da celebração religiosa, mantendo o ambiente com ventilação natural e o uso obrigatório de máscaras. É obrigatório antes e depois missas, celebrações ou cultos, que os bancos e cadeiras sejam higienizados com álcool a no mínimo 70%. E sem aglomeração ao final de missas e cultos. Ainda segundo o Executivo da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde fará a desinfecção das instituições. 

Publicidade

Veja também