“Dividir é multiplicar”: gerente do Sesc usa a metáfora da árvore para ilustrar novo projeto de gestão cultural

SINOMAR CALMONA

Sesc em Percurso, novo programa de gestão cultural, visa sistematizar e levar palestras, oficinas e cursos para diversas cidades, fortalecendo e profissionalizando a economia criativa regional

COLUNA - Sinomar

Data 28/11/2025
Horário 05:15
Susana Coutinho, gerente do Sesc Thermas, abriu a apresentação do projeto Sesc em Percurso
Susana Coutinho, gerente do Sesc Thermas, abriu a apresentação do projeto Sesc em Percurso

O Sesc Thermas de Presidente Prudente lançou oficialmente ontemo projeto Sesc em Percurso, um novo programa de gestão cultural que busca tornar mais permanente e sistematizado o trabalho de fomento e disseminação de conhecimento cultural na região.
Segundo a gerente da unidade, Susana Coutinho, a iniciativa visa a descentralização de trocas e conhecimentos, focando em comunidades que, apesar de ricas culturalmente, acabam formando "pequenas bolhas". O objetivo é claro: "ir ao encontro, criar novas redes e fazer muitas trocas".
"A ideia é que o Sesc aprofunde o trabalho que já faz, mas agora de maneira muito mais sistematizada, muito mais permanente", explicou Silvana Coutinho, destacando a importância de profissionalizar o universo cultural local.

O conhecimento se multiplica
Durante o lançamento, Susana Coutinho utilizou uma metáfora poderosa para ilustrar a filosofia do Sesc em Percurso. A gerente comparou o projeto à natureza, onde dividir não significa perder, mas sim ganhar e multiplicar.
Ela fez uma provocação: enquanto objetos materiais diminuem quando divididos, o conhecimento, o afeto e a cultura se fortalecem.
"Dividir conhecimento é, na prática, ampliá-lo, aprofundá-lo, multiplicá-lo. A mesma coisa com relação à cultura. A cultura, quanto mais a gente divide, mais forte ela fica", afirmou a gerente.
A metáfora final foi a da árvore: "As plantas, quando elas precisam se multiplicar, o que elas fazem? Elas se dividem, elas criam as sementes."

Objetivos do projeto e atuação regional
O programa Sesc em Percurso nasceu com a ideia de criar espaços de diálogo em uma ampla região, realizando ações como palestras, oficinas e cursos em diversas localidades. O projeto, que teve o colega Sérgio Wanderley como um dos idealizadores, busca:
•    Expandir o universo cultural local.
•    Aprofundar as trocas de conhecimento.
•    Profissionalizar o setor, permitindo que as comunidades "deem o que têm e recebam o que o Sesc tem" para enriquecer a cultura e o afeto.
O convite final da gerente foi para que o Sesc, as comunidades e todos os participantes se abram para essa perspectiva: "Dividir não é perder, muito pelo contrário, dividir é ganhar. E a gente vai entrar nesse processo juntos, nesse percurso."



 

Publicidade

Veja também