Álvares Machado recebe programa de empoderamento às mulheres com deficiência

Município ganha vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento a este público

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 30/04/2021
Horário 17:39
Foto: Freepik
Quase 52% das pessoas com deficiência em Álvares Machado são mulheres
Quase 52% das pessoas com deficiência em Álvares Machado são mulheres

Nesta sexta-feira, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa "TODAS in-Rede" em Álvares Machado. A Prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de protocolo de intenções durante live transmitida nas redes sociais da Secretaria (facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos).

Ao aderir o programa, o município recebe vagas para capacitação de profissionais da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Álvares Machado para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o curso de EaD (ensino à distância) de Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de divulgar as campanhas educativas do "TODAS in-Rede".

"O governo estadual orienta que as políticas públicas cheguem às pessoas que mais precisam, às pessoas com maior vulnerabilidade, e é isso que nós, enquanto Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, estamos fazendo, trazendo o TODAS in-Rede às mulheres com deficiência de Álvares Machado", ressaltou a secretária Célia Leão.

Ela frisou a importância de levar a ação para a região. "Quase 52% das pessoas com deficiência em Álvares Machado são mulheres, é preciso levar a essas mulheres informações sobre os seus direitos relacionados a emprego e renda, prevenção a violência, empoderamento e autoestima, entre tantos outros temas que dão cada vez mais voz às mulheres com deficiência", destacou.

A transmissão do evento online acessível com intérprete de Libras e legendas contou com cerca de 60 espectadores. Além da secretária Célia Leão, participaram o prefeito da cidade Roger Fernandes Gasques (PSDB); a diretora de Assistência Social de Álvares Machado, Jô Monteiro; a presidente do Fundo Social, Fer Gasques; a coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Jamila Ferrari; e a intérprete de Libras, Nara Oliveira.

"Fico muito feliz em fazer parte desse comprometimento que se inicia hoje com esse programa às mulheres com deficiência de Álvares Machado", afirmou o prefeito de Álvares Machado, Roger Gasques.

TODAS in-Rede

O programa "TODAS in-Rede", da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (basededados.sedpcd.sp.gov.br), no Estado de São Paulo há mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado foram registrados mais de 3 mil boletins de ocorrência.

Publicidade

Veja também