"Meu filho, minha vida"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 16/05/2023
Horário 07:00

Uma das novelas da TV Tupi em 1967 foi uma versão do livro “O Lorde Negro”, de Emile de Richebourg, adaptada por Walter George Durst e estrelada por Aracy Balabanian e Vida Alves. A trama se passa em 1828 na Inglaterra Vitoriana e começa com Tyrone, o Conde de Essex (José Parisi) forçando que seu cunhado Lord Allan (Rildo Gonçalves), tuberculoso e condenado à morte para que faça um testamento beneficiando a irmã Catherine (Vida Alves), mentindo que ela está grávida. Assim, dando sequência ao plano, ele obriga que sua amante Letícia (Thilde Francheschi) sequestre uma criança. Ela rouba então o filho dos pobres Nellie (Aracy Balabanian) e Christopher Adams (Wilson Fragoso). A criança é entregue à Lady Catherine que passa a criá-lo enquanto Nellie vive a procurar seu filho. Em 1984, o SBT teve uma novela chamada “Meus Filhos, Minha Vida” sem qualquer relação com esta trama. 
    
“Hiponatremia: quando o sódio faz falta”
Mais conhecido como sal de cozinha ou cloreto de sódio, o sódio é um dos mais importantes elementos do corpo humano, entrando em várias funções reguladoras. O excesso de sódio pode provocar graves complicações de saúde, como atrapalhar a função dos rins, e levar a complicações como a hipertensão arterial, a hipertrofia ventricular esquerda e ao aumento das complicações cardiovasculares como o infarto e o acidente vascular cerebral. No entanto, níveis reduzidos de sódio no sangue também provocam graves complicações tanto circulatórias, sistêmicas e neurológicas. A deficiência de sódio ou hiponatremia (concentrações sanguíneas de sódio abaixo de 130 mEq/l) podem gerar sintomas como fraqueza, apatia, hipotensão arterial e alterações do nível de consciência. Os idosos são mais propensos a ter complicações graves com redução do nível de consciência com sonolência, estupor e até coma. Em níveis muito reduzidos geralmente < 110 mEq/l podem ocorrer contrações musculares e convulsões. A hiponatremia raramente é provocada apenas pela redução da ingestão de sal, mas sim por ação de medicamentos ou condições que levam à perda de sódio (como vômitos, sudorese intensa ou diarreia). Muitos medicamentos podem causar hiponatremia, mas os principais são os diuréticos, muito utilizados para controle da pressão arterial, da insuficiência cardíaca e de estados edematosos (inchaços). Furosemida, hidroclorotiazida, clortalidona e indapamida entram na lista destes produtos e seu uso deve ser monitorado pela dosagem de sódio no sangue. Vários outros fatores podem agravar ou provocar hiponatremia em idosos: insuficiência renal, insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, poifarmácia, e alterações fisiológicas do próprio envelhecimento como a redução da taxa de filtração glomerular renal com a idade, e diminuição da água corporal total.  

Dica da Semana

Filmes

“Alma da Festa”:
EUA. 2018. Direção: Ben Falconi. Chocada ao ser abandonada pelo marido, a dona de casa Deanna (Melissa McCarthy) resolve abandonar a vida de afazeres domésticos para entrar na universidade. Ela entra para a mesma turma da filha (Gillian Jacobs), que a princípio odeia a ideia, muda o nome para Dee Rock e resolve aproveitar a vida universitária das fraternidades, enfrentando o etarismo. 


 

Publicidade

Veja também