"Paris não quer mais o Gabriel ou Gabriel não quer mais Paris"?

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 09/10/2022
Horário 06:30

A Grécia vivia uma grave crise econômica. Houve um plebiscito e o soberano povo decidiu pelo "não", rejeitando a proposta dos credores europeus. 
Diante deste dilema do título acima, vou ter que fazer o que a Grécia fez, por isso peço a vocês para votarem depois de saberem as razões de Paris e do meu querido amigo Gabriel, carinhosamente chamado pelo codinome de Neniel. Só fazendo um plebiscito para resolver essa complicada escolha, pois a voz do povo é a voz de Deus.
Toda essa polêmica começou no domingo na nossa sagrada mesa no Tênis Clube, a "Távola Redonda". Neniel, com sua forte personalidade (nunca se importou em ser politicamente correto), falou com a maior naturalidade: "Paris é uma m...". Os amigos da Távola não entenderam nada e perguntaram: Por que Paris é uma m...?
A comida é ruim. Essa dura frase chocou os nobres da Távola Redonda. A comida é ruim!!! Como se a culinária francesa fosse a mais respeitada do mundo. Neniel não afinou e continuou com sua guerra contra Paris: Pois é, você pede e vem pouca comida, só comi salada e no fim tive que ir no McDonald's para saciar meu feroz apetite de um prudentino da gema do sertão sorocabano. Aqui é Corinthians, disse ele. 
Os corintianos da mesa começam a ficar simpáticos com a tese do Neniel. Um dos nobres desorientados com essa postura disse: Mas rapaz não é possível, você está em Paris e vai no McDonald's!!! Ué, eu queria comer carne. Mas lá tem carne, oh troglodita, disse revoltado um dos defensores de Paris. Você foi no Museu do Louvre? Eu fui na minha lua de mel. A discussão vai ficando quente: Você foi há mais de 30 anos. E daí, são os mesmos quadros, respondeu esse prudentino da gema. 
Começam as perguntas óbvias: Foi na Torre Eiffel? Passei embaixo dela. Mas não é possível, é o monumento mais visitado do mundo e você passa embaixo dela? O guerreiro do sertão sorocabano não se intimida e se manteve firme em sua forte convicção: "Paris é uma bosta". Mas os nobres continuaram a pressionar defendendo Paris: Você foi na Catedral de Notre Dame? Fazer o que lá? Fazer o que lá!!! E lá na Ponte Neuf, você foi? Ah lá eu fui, mas me deu uma vontade de fazer xixi e não tive opção a não ser descer as escadas e fazer xixi num rio que passa lá. Você fez xixi no Rio Sena? Ué e daí, eu estava apertado. 
Neniel vamos falar sério agora: "Você foi no café Du Margot onde Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir iam? Era o lugar preferido deles"! Foi o "lugarzinho" que eu mais gostei, disse o meu eterno galã. Neniel continua um galã e ainda é lembrado como um grande goleiro nos bons tempos da juventude, com seus cabelos longos e loiros. Bom gente, o plebiscito começou e podem começar a votar:
Paris é uma m... ou se Gabriel é persona non grata em Paris. Chegou um comunicado oficial da embaixada francesa na qual não posso revelar o teor deste comunicado para que vocês votem sem pressão de acordo com suas consciências. A votação já começou. Votem. Vejam vocês.

Publicidade

Veja também