Um dos grandes clássicos do gênero western da história do cinema, com o maior astro do gênero, John Wayne, e um de seus melhores diretores, Howard Hawks, produzido em preto e branco em 1948. Na história, Thomas Dunsom (Wayne) é dono de um império, um verdadeiro rei do gado. Junto com seu filho adotivo Matthew Garth (Montgomery Clift),ele inicia uma longa viagem com parte do seu rebanho, indo do Texas ao Missouri. Durante o percurso, ocorre um desentendimento entre pai e filho que faz com que Matt leve o gado para outra direção, despertando a ira de Tom, que revela um comportamento tirânico. No elenco, a presença de vários coadjuvantes de peso como Walter Brennan, Joanne Dru, Colleen Gray, John Ireland e Harry Carey.
“Idosos dorminhocos”
O envelhecimento pode trazer modificações qualitativas e quantitativas do sono, determinando tanto insônia como sonolência. A sonolência em alguns idosos pode ocorrer de forma natural em decorrência de modificações hormonais, redução de taxas metabólicas ou por simples inatividade. No entanto, quando há sonolência excessiva, atrapalhando as atividades da vida diária, bem como a interação social, por cochilos frequentes e prolongados, ou sono acima de 10h/dia, pode representar algum problema na saúde do idoso. Diversas condições patológicas podem estar associadas ao sono exagerado, dentre elas as anemias, hipotireoidismo, doenças cardíacas e pulmonares e apneia do sono. Estados depressivos podem provocar sonolência por redução geral dos interesses e fuga dos problemas e preocupações. Da mesma forma, a demência pode provocar fragmentação do sono e consequente sonolência. O uso de diversos medicamentos pode contribuir para o aumento do sono como analgésicos, calmantes e sedativos, alguns tipos de anti-hipertensivos, relaxantes musculares e os próprios antidepressivos podem ter este indesejado efeito colateral. O sedentarismo é fator agravante tanto da insônia como da sonolência, e o estímulo ao exercício físico representa um importante agente de combate ao sono excessivo. O uso de álcool e cafeína podem atrapalhar a qualidade do sono noturno e provocar sonolência diurna. Horários de sono irregulares, a permanência excessiva no leito e o hábito de cochilar frente à TV podem agravar o quadro. Alguns aspectos inerentes ao envelhecimento podem reduzir a qualidade do sono noturno e determinar sonolência diurna, como o encurtamento do chamado Sono REM (fase mais profunda do sono), o maior número de micções noturnas (provocadas naturalmente por redução do enchimento da bexiga e maior estímulo do músculo detrusor da urina, e agravadas por condições patológicas como prostatismo e incontinência). Se o idoso está dorminhoco demais, procure o seu médico.
Dica da Semana
Filmes
SEGUINDO EM FRENTE:
(Moving On). EUA. 2022. Direção: Paul Weitz. Duas amigas, Claire (Jane Fonda) e Evelyn (Lily Tomlin) reencontram-se no funeral de uma amiga em comum e decidem se vingar de Howard (Malcom McDowell), o viúvo que causou mal a Claire no passado. Comédia com um trio de veteranos da pesada.