“Sou grata por fazer parte da Associação dos Cegos”

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 02/03/2024
Horário 04:07
Foto: Cedida
Eliete faz parte da Associação dos Cegos há mais de 10 anos
Eliete faz parte da Associação dos Cegos há mais de 10 anos

Eliete Margutti, coordenadora da AFPC (Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos) de Presidente Prudente, diz que é um aprendizado diário fazer parte da vida dos atendidos. “Aprendemos tantas coisas com eles diariamente! São ensinamentos para a vida! A cada dia sei o quanto é importante lutarmos juntos. Sou grata por fazer parte da Associação dos Cegos de Presidente Prudente!”, exclama a coordenadora, que trabalha na instituição há mais de uma década. 

O dia a dia dos usuários na associação é bastante produtivo, com várias atividades disponibilizadas a eles, como braille, soroban, educação física, atendimento infantil, fisioterapia, informática, artes, psicologia com aconselhamento individual e grupo psicossocial, prática vida autônoma, orientação e mobilidade, atendimento nutricional. “Cada um tem uma necessidade e, dentre elas, organizamos seus atendimentos, visando sempre a conquista de sua autonomia e independência, além de qualidade de vida para seu cotidiano”, exalta ela. 

Para o atendimento, o primeiro passo, de acordo com a coordenadora, é fazer a triagem com a assistente social, onde ela verificará qual a necessidade e o atendimento que a PcD (pessoa com deficiência) visual irá precisar no momento. “Para nós não há limite de idade, atendemos criança, jovem, adulto e idoso, desde que tenha a deficiência visual comprovada com laudo”, denota.

"Contamos com a população"

Uma luta diária, segundo a coordenadora, é para que possam sempre oferecer um atendimento de qualidade com uma equipe multidisciplinar preparada para atender a todos. E, acreditem, os desafios não são poucos. Na verdade são muitos, sendo o financeiro um deles. “Precisamos sempre da colaboração da população para nos ajudar. Recebemos verbas públicas, mas não o suficiente. Com comprometimento e transparência lutamos juntos para que a Associação dos Cegos seja cada vez mais uma referência no atendimento à pessoa com deficiência visual em âmbito regional e nacional”, pontua Eliete.

SERVIÇO
Para que entendam melhor, Eliete deixa o convite para que as pessoas possam conhecer a AFPC (Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos) de Presidente Prudente. Para isso basta entrar em contato pelo (18) 3223-2511 e agendar uma visita. Também podem acompanhar a entidade pelas redes sociais: Instagram @associacaodoscegospp / Facebook: Cegos Reabilitação Prudente ou pelo site: www.associacaodoscegos.com.br.

Leia mais:

Número de pessoas com deficiência na região é 35,71% maior em 12 anos

Observatório aponta que 77,85% dos deficientes visuais são mulheres

“A única coisa que não consigo é dirigir”

Publicidade

Veja também