"Vamos Nessa"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 11/11/2025
Horário 08:09

O programa “Vamos Nessa” foi uma espécie de parada musical exibida pelo SBT ao longo da década de 1980 com diversos apresentadores que era uma espécie de concorrente ao produto da emissora concorrente, o Globo de Ouro. O programa foi inicialmente apresentado pelo cantor Dudu França em 1982, então no auge do sucesso (na foto com o grupo A Patotinha), em episódios semanais com a parada de sucessos do momento destinado ao público jovem. Havia um corpo de baile próprio que acompanhava os artistas e entre as apresentações, havia a “Parada Permanente de Sucessos”, que mostrava músicas de diversas épocas, de sucesso imorredouro. Em 1983, o quadro passou a frequentar a grade dominical do “Programa Sílvio Santos” e apresentado por ele próprio, contudo, com o tempo, outros apresentadores estiveram no comando da atração como Mara Maravilha, Sérgio Mallandro e Luís Ricardo. Doces e inocentes épocas. 

Coluna do Idoso
    
Zonas azuis

O termo zonas azuis se refere a áreas mundiais em que há alta concentração de idosos e as maiores longevidades do globo terrestre, como Okinawa (Japão), Sardenha (Itália), Península de Nicoya (Costa Rica), Icaria (Grécia), Loma Linda (Califórnia, Estados Unidos), e o próprio Brasil, como a cidade de Veranópolis no Rio Grande do Sul. Identificadas por cientistas e demógrafos, as zonas azuis podem nos dar respostas sobre os segredos da longevidade, e o que tais comunidades fazem de diferente para viverem mais e melhor. A observação destes locais chega à velha e lógica conclusão da importância do simples e do que o menos é mais. Cientistas japoneses concluem a chamada teoria dos 80%: não é necessário chegar à plenitude da satisfação, quando formos comer, ao invés de 100%, 80% seria mais interessante. De qualquer forma, fatores em comum entre locais tão díspares, mostram a importância de dietas naturais, com alta ingestão de verduras, legumes e frutas, baixa ingesta de carnes vermelhas e, principalmente, uma redução impactante do consumo de alimentos ultra processados, com aditivos, substâncias químicas, conservantes e toda a sorte de produtos, usados pela indústria alimentícia na geração de seus produtos finais. Estas comunidades também conservam traços comportamentais comuns: atividade física leve, fortes laços comunitários e de união entre as pessoas. Como curiosidade, um dos hábitos em comuns de Nicoya é a ingestão de um café tradicional com tortilhas locais feitas à base de uma mistura cozida de feijão temperado, cebola, pimentão, arroz, ervas frescas, servidas com café local torrado e moído na hora. Hábitos simples que fornecem uma refeição completa com tudo que se precisa para começar o dia com energia e equilíbrio metabólico. Este café da manhã é feito de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, com liberação gradual de energia, evitando picos de açúcar no sangue e maior sensação de saciedade. 

Dica da Semana

Livros 

“João Gilberto e a Insurreição Bossa Nova – Outras Histórias”:
L&PM Editores. Autor: Tárik de Souza. O autor coloca o músico João Gilberto e o movimento musical Bossa Nova por ele protagonizado, na virada das décadas de 1950 e 60, como uma verdadeira Insurreição da Música Brasileira, que repaginou a forma que o gênero influenciou diversos artistas e outros ritmos, como o samba, e mudou a cara da música brasileira nos cenários nacional e internacional. 

 


 

Publicidade

Veja também