1º dia do Enem: estudantes da região falam sobre a prova

Alunos repercutem as questões de linguagens, ciências humanas e, também, sobre o tema da redação 

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 24/11/2021
Horário 06:15
Foto: Reprodução/Site Inep
Primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 foi realizado neste domingo
Primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 foi realizado neste domingo

Continua a repercutir o primeiro dia de provas do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado no último domingo. Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, mais de 10 mil estudantes inscritos participaram do primeiro dia de aplicação da prova. Na segunda-feira, a reportagem conversou com dois professores de Presidente Prudente  para repercutir as questões de linguagens, ciências humanas e, também, acerca do tema da redação, que neste ano foi sobre “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Desta vez, um aluno, de Presidente Prudente, e uma estudante de Junqueirópolis deram sua perspectiva a O Imparcial sobre a primeira etapa da realização da prova, no domingo. 
Segundo o aluno do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Anna Antonio, de Presidente Prudente, Leonardo dos Santos, o tema da redação gerou surpresa. “Vi que a galera comentou sobre o tema que foi muito inesperado, eu também achei”. Para o estudante, que pretende cursar Medicina, o período de ensino remoto foi difícil no início, mas, ao longo desta fase, ele aproveitou para estudar conteúdos disponibilizados em cursinhos online. “Antes ninguém dizia sobre EaD [ensino a distância], né? Depois da pandemia, os cursinhos online explodiram. Navegando na internet, achei conteúdos gratuitos e fiz amizades com estudantes de outras regiões para compartilhar os estudos e tal”, confidencia Leonardo. 
Por mais que os cursinhos do ambiente digital tenham auxiliado o aluno nos estudos para o Enem, Leonardo pontua que os professores da escola Anna Antonio foram fundamentais para a “abrir a mente” do jovem em relação às possibilidades de ingresso no ensino superior por meio do exame. “A escola me ajudou a concluir as atividades do currículo, o estudo que tive na escola foi distinto ao conteúdo para o Enem, novamente não quero generalizar, mas quando voltou, teve uns professores que abriram minha mente sobre a importância da prova”. 
Já para Greice Kelli Ramos Moitinho, estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Idene Rodrigues dos Santos, em Junqueirópolis, as questões das provas ciências humanas e linguagem foram cansativas. “Das perguntas, o que mais me surpreendeu é que todas tinham um texto para ler, não tinha nenhuma questão que a pergunta era curta, assim ficou cansativo e não tinha muitas imagens também”. Assim como Leonardo, a aluna narra que o tema da redação também gerou surpresa. “Era um tema que não imaginava que ia cair e os textos de apoio não ajudaram muito também na compreensão do problema”, considera.
A segunda parte do Enem será aplicada aos estudantes neste domingo, dia 28.

SAIBA MAIS

Expectativas para  o Enem 2021

Região tem 10,1 mil candidatos inscritos para o Enem 2021

No final de semana do Enem, população pode ficar sem transporte coletivo em Prudente

Publicidade

Veja também