10 PRÉ-CANDIDATOS

REGIÃO - TONINHO MORÉ

Data 26/06/2020
Horário 05:55

Não é brincadeira não! Estou falando sério. Presidente Venceslau apresenta no momento 10 pré-candidatos a prefeito. Nesta semana o meu blog fez uma panorâmica dos pretendentes ao cargo nas próximas eleições e acabou numa lista com 10 nomes.

VEJA QUEM SÃO ELES
Dois já anunciaram que estarão no pleito de qualquer forma. São eles, Tufy Nicolau Jr, atual vereador do PSDB na Câmara Municipal e Élcio Jr., ex-chefe de gabinete do prefeito Jorge Duran. Os outros nomes são; Fernando Hamada, Osvaldo Melo, Rodolfo Seddig, Bárbara Vilches, Álvaro Carlos da Silva, Marcelo Roncolato, Lauren Cesar Lima e Lucimara Dias.

BUSCA DE ACORDOS
É claro que a eleição venceslauense, que por tradição sempre é disputada com o mínimo de candidatos, ficará sujeita a muitos acordos até as eleições de 25 de novembro. Alguns lançam os nomes como pré-candidatos buscando espaço de composição para a chapa majoritária, um cargo de vice. Outros querem o lugar ao sol para seu partido, obtendo secretarias. As cartas estão sobre a mesa. Vamos ver no que vai virar tantos nomes assim.

TRÊS NOMES NOVOS
Destes 10 nomes citados por nossa coluna, três apareceram de forma surpreendente. Lauren Cesar Lima, técnico de Informática, Bárbara Vilches, jornalista e empresária e Marcelo Roncolato, empresário do ramo de automóveis, são nomes novos nos meios políticos. Nenhum deles fazia parte deste cenário na cidade. Lançaram seus nomes e Marcelo parece o mais próximo a ser mesmo um candidato pela insistência em se manter em evidência com “banners” na internet. Lauren também que espaço e deseja mostra em breve um plano de governo.

PANDEMIA PREOCUPA VENCESLAUENSES
O empresariado de Presidente Venceslau está passando por um mau bocado com a pandemia do coronavírus. A cidade foi uma das mais afetadas pela doença, com oito casos de morte e o governo do Estado olha para cá com desconfiança. Além disso, tem dois presídios com população próxima a dois mil homens. Todos os dias, no período da tarde as pessoas que moram na cidade se voltam para a Santa Casa, a espera de notícias do boletim. Em três dias desta semana, os casos confirmados subiram de 60 para 66.

EMPRESARIADO SOFRE
Presidente Venceslau é uma cidade que tem comércio forte na área de veículos, comestíveis e costura. Interessante como que, mesmo tendo estes setores funcionando, a falta das empresas pequenas complica o lado financeiro da cidade. A venda de carros usados e novos que teve um leve aquecimento na reabertura voltou a cair. Também quando todos já se preparavam para voltar ao ritmo normal, houve novo decreto. Todos continuam com incertezas no futuro.

A LISTA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
Quem achou facilidades e se inscreveu, mesmo não tendo direito, ao Auxílio Emergencial do governo federal, não pensou que o seu nome poderia estar numa lista de acesso livre da Controladoria Geral da União, a CGU. Isso fez com que pessoas curiosas fossem pesquisar os beneficiados em Presidente Venceslau. A descoberta foi de que muitos que aparentam vida financeira estável optaram por pegar o dinheiro e os nomes foram parar nas redes sociais.

CONFUSÃO A VISTA
Teve gente em Presidente Venceslau que fez um texto específico e além de colocar o nome, ainda apontou situação empresarial ou de emprego, parentesco e nomes de famílias tradicionais. Após a lista sair no canal de Facebook de uma moça, a Delegacia de Polícia da cidade ganhou a presença de advogados, buscando a proteção dos nomes de seus clientes contra a informação, considerada de mau gosto por muitos. Em poucos minutos, a lista sumiu das redes sociais. A da CGU pode ser visitada por qualquer pessoa.

A LISTA E O LADO POLÍTICO
Um lado pesou forte na divulgação desta lista, o político. A esposa de um vereador de Presidente Venceslau recebeu o auxílio. Acabou sendo questionada nas redes sociais por muita gente, pois sua família aparenta ter bom ganho mensal pelo estilo em que vive. Ela é uma defensora ferrenha das minorias. Fez uma explicação no Facebook falando do que a fez entrar para ao benefício. Não sabemos qual foi o resultado de sua explicação.

PERIGO À ESPREITA
No meio da semana tivemos um aumento repentino de receituário dos remédios de Covid-19 numa das farmácias de Presidente Venceslau. O dono nos passou a informação de isto pode ser o indicativo do aumento das pessoas infectadas na cidade ou a existência de subnotificação. Presidente Venceslau até à tarde quarta-feira tinha uma pessoa internada na UTI com Covid-19 e outra na enfermaria.

Publicidade

Veja também