12 mil fiéis são aguardados para festa de Corpus Christi em Piquerobi

Após dois anos sem a realização do evento por conta da Covid-19, maior festa para celebração da Eucaristia da região é retomada hoje

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 16/06/2022
Horário 04:00
Foto: F1 Eventos
Durante os últimos dias, local foi preparado para receber a grande festa de hoje
Durante os últimos dias, local foi preparado para receber a grande festa de hoje

Com a expectativa de receber um público de 10 mil a 12 mil pessoas no município, após dois anos sem a realização da maior festa de Corpus Christi da região de Presidente Prudente, Piquerobi aguarda ansiosamente os fiéis visitantes para juntos viverem esta importante celebração da Eucaristia, hoje, com a presença real de Jesus no meio do seu povo para além desta vida, até a eternidade. Durante os últimos dias, o local foi preparado para receber a grande festa desta quinta-feira.
O dia especial começa por volta das 6h, com os membros das pastorais da Paróquia São Miguel Arcanjo e voluntários animados e envolvidos na confecção do maior tapete ornamental à data, da região, que neste ano terá 500 metros, ilustrando o tema: “Paz, Campanha da Fraternidade e a Eucaristia”, na Rua Dr. Pedro de Toledo, em frente à Praça da Matriz, mais três quarteirões. 
Das 8h às 18h terá exposição do Santíssimo Sacramento na igreja matriz, e às 19h30 celebração da santa missa pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos. “Ao invés de celebrarmos várias missas hoje, a cada dia da semana, desde sábado, foram celebradas na paróquia, como na segunda, comemorando o Dia de Santo Antonio na matriz e num assentamento”, expõe padre José Altino Brambilla.
O sacerdote diz que essa festa é fomentada por duas tradições das pessoas, a turística, por qual muitas vão à cidade, e a religiosa, própria da Igreja Católica, com a missa e adoração ao Santíssimo durante todo o percurso da procissão.
“E por conta da pandemia da Covid-19, nos últimos dois anos não tivemos o evento desta forma, em 2020 não fizemos nada e em 2021 celebramos a missa e a ornamentação dos tapetes foi dentro da igreja. E depois uma carreata pela cidade. Então, a expectativa é de ver as pessoas se alegrarem com um evento tão importante da nossa cidade e, claro, acima de tudo para a igreja, num momento como este”, expõe o padre, salientando o quanto é importante poder voltar aos poucos à normalidade, mas ainda com cuidados necessários com a Covid.

Corpus Christi

Padre José Brambila explica que a celebração retoma a fé que a igreja tem em que foi celebrado há pouco tempo na Quinta-feira da Semana Santa, a missa de Lava-Pés, que tem três aspectos fundamentais: 1) a instituição da Eucaristia; 2) a instituição do mandamento da caridade por Jesus Cristo: “Eu vos dou meu mandamento, que ameis uns aos outros como Eu vos amei”, e 3) na instituição do sacerdócio católico, sacerdócio cristão, universal: “Fazei isto em minha memória”. 
“Cristo faz e manda que os seus discípulos o façam também. Celebra-se a vocação do sacerdócio nesse momento como participação para continuar a obra Dele. Continuar a ação do Cristo para que a Eucaristia esteja presente entre nós”, exalta o religioso. 
E o significado da procissão, com toda a beleza e arte dos tapetes, ele diz que é muito claro. Celebra-se a missa, um culto católico que sai das paredes da igreja e se apresenta ao mundo dizendo: O que nós cremos. 
“Cremos num Deus que sai do seu mistério, se encarna, assume nossa condição humana, se entrega por nós, deixa-nos o sacramento da Eucaristia no Seu corpo e no Seu sangue presentes nas espécies do pão e do vinho e ao voltar ao Pai nos deixa a sua presença através da Eucaristia. Acreditamos nas Palavras de Jesus, na Sua presença. O núcleo de toda essa festa é a expressão de nossa fé, a nossa alegria de estarmos na presença de Deus. E a coisa mais bonita é a caridade, o amor!”, acentua padre José Brambila. 

5 décadas e meia

Conforme um dos membros da comissão organizadora por parte da Prefeitura, Robson Xavier, a tradição de ornamentação do tapete está completando 55 anos. E retornar após dois anos de pandemia traz a esperança de um ano novo. “Neste dia dedicado à oração, a Jesus Eucarístico, nos faz refletir que no Senhor e só no Senhor está a nossa esperança. A comunidade está de braços abertos esperando todos os visitantes. Estamos tomando todas as providências de prevenção à Covid para bem receber a todos”, destaca.
Ele cita que para a confecção dos tapetes mais o monumento na praça da matriz serão utilizados 32 mil quilos de granilhas, tecidos, MDF, e uma iluminação especial.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
6h - bênção das equipes
10h - Quermesse Mãos Unidas (da matriz) 
11h - Bênção dos motociclistas
12h - Início visitação dos tapetes
19h - Santa missa, procissão e show pirotécnico (praça da matriz) 
21h - Show com Wilian Brito e Maritaca 
22h30 - Show com Teodoro e Sampaio 

Fotos: F1 Eventos

Após dois anos, festa é retomada em Piquerobi

Fotos: Arquivo/Prefeitura de Piquerobi

Há 55 anos teve início a tradição de ornamentar tapetes para Corpus Christi

Publicidade

Veja também