19 gestantes celebram Dia das Mães em presídio

REGIÃO - Bruno Saia

Data 08/05/2016
Horário 09:23
A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista abriga, atualmente, 19 detentas gestantes e, de acordo com as informações prestadas pelas próprias, todas têm filhos, revela a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). Para celebrar o Dia das Mães, a equipe da unidade prisional promoveu um momento lúdico, por meio do projeto Nascendo para a Liberdade, que tem por objetivo fortalecer o vínculo afetivo mãe e filho e sociabilizar os bebês.

Segundo a secretaria, dez detentas, na companhia de seus filhos, participaram da atividade realizada na quinta-feira, nas dependências da Ala de Amamentação e, na ocasião, foi ministrada uma palestra pela equipe de estagiários de Serviço Social e Psicologia da Unifadra (Faculdades de Dracena), cujo tema foi "Emoções - O que desejo ao meu filho". Ao final, para celebrar a data especial, foi entregue um porta retrato às mães com fotos das crianças, e servido bolo, salgado e suco.

Jornal O Imparcial Detentas também receberam "mimos" e participaram de palestras

A Penitenciária de Tupi Paulista foi projetada para atender todas as especificidades da mulher presa, seguindo toda orientação da LEP (Lei de Execução Penal) e as Regras Mínimas de Tratamento à Mulher Encarcerada (Regras de Bangkok). Conta com uma Ala de Amamentação e uma creche e, no momento, existem 11 bebês na Ala de Amamentação, todos com alimentação exclusiva de leite materno, que permanecem por seis meses neste espaço. No total, 1.092 mulheres cumprem pena na unidade, que tem capacidade para 708 presas e mais 80 estão detidas na Ala de Progressão Penitenciária, com capacidade para 72 detentas.

 

Outras ações


Além disso, outra atividade foi realizada na terça-feira, dentro do projeto "O Tempo Não Para", que atende as reeducandas com idade de 65 anos ou mais. Elas participaram de uma tarde motivacional com dinâmicas de valorização e autoestima, onde também receberam, como mimo, um porta retrato com fotos das participantes do projeto.

Por fim, na quarta e na quinta-feira, foi realizada uma missa de homenagem ao Dia das Mães junto aos Pavilhões Habitacionais, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Glória e Pastoral Carcerária de Tupi Paulista.
Publicidade

Veja também